Depende do que se oferece
12/05/2019 11:55 - Atualizado em 12/05/2019 11:55
À época em que tinha o comando do Capitão Júlio Nogueira, nos anos 50, A Cidade (já extinto) foi o mais popular jornal de Campos. Era recheado de "pequenos anúncios", hoje conhecidos como “classificados” .
O capitão gerenciava tudo — do pó ao prelo. Certo dia depara com um cliente protestando, aos brados, com a moça do balcão de anúncios.
— Meu anúncio não saiu. Quero meu dinheiro de volta — alardeava o sujeito.
— O senhor anunciou o quê? — indagou Júlio Nogueira.
— Uma canoa, pra vender. Paguei adiantado e o anúncio não saiu — rebateu o cliente.
Pacientemente, Júlio folheou a edição e em fração de segundos encontrou o classificado "Canoa - Vendo, em ótimo estado. Tratar com Alcebíades, na rua Fazenda da Aldeia...".
O cliente não se deu por satisfeito.
— Também, desse tamaninho e escondidinho quem é que vai ler? — insistia, sem saber que Júlio Nogueira era duro na queda e jamais devolveria o dinheiro.
— O senhor escolhe aqui onde quer a publicação do seu anúncio — disse Júlio, oferecendo o exemplar. O sujeito nem pestanejou. Foi no alto da primeira página, no espaço reservado ao preço da edição, e sentenciou:
— Aqui. Quero o anúncio aqui. Assim todo mundo vai ver.
E foi-se embora, com a promessa de que no dia seguinte o anúncio seria publicado ali. Mas não foi.
Por volta das 8 da manhã, estava formado o banzé na porta do jornal. Alcebíades, furioso, em meio a dezenas de pessoas, que foram ali atraídas por uma publicação, exigia a presença do Capitão, que não tardou.
A bronca do sujeito era porque, ao invés de publicar a venda de uma canoa, Júlio mandou que publicasse, no mesmo local e espaço anterior, o seguinte anúncio: "Precisa-se de operário. Paga-se um mês adiantado. Tratar até às 7h de hoje com Alcebíades. Senha na portaria deste jornal".
Diante do homem possesso, o Capitão, empunhando sua bengala, afirmava:
— Vai te catar, seu Alcebíades! Ninguém está a fim de comprar canoa, não! Está vendo, o anúncio aqui funciona. Depende do que se oferece...
 
 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Saulo Pessanha

    [email protected]