Primeiro lugar
04/05/2019 17:22 - Atualizado em 04/05/2019 17:57
O médico campista Abdalla Dib Chacur obteve o primeiro lugar no Congresso Estadual de Ginecologia e Obstetrícia do Rio de Janeiro, com um trabalho desenvolvido por ele na UENF em seu Doutorado em Bioenergética do Câncer, na área de Biociências e Biotecnologia.
O trabalho foi realizado em biologia molecular, utilizando a técnica de imunohistoquímica em doenças do endométrio que causam sangramento uterino anormal. Ele foi feito por Abdalla na UENF com orientação de Arnoldo Rocha Façanha, coordenador do grupo da Bioenergética do Laboratório de Biologia Celular e Tecidual.
Laureado no Congresso, o trabalho é uma análise preliminar de uma pesquisa que avalia a alteração do comportamento de uma molécula específica, importante para a manutenção das células, em lesões, buscando identificar um padrão que indique a manifestação presente ou futura de câncer, auxiliando no diagnóstico e tratamento.
A pesquisa colabora com uma linha de pesquisa mundial na utilização de biomarcadores para antecipar o diagnóstico e identificar lesões pré-malignas, que podem desenvolver câncer no futuro. O trabalho concorreu com outros de todo o estado e país, de instituições como UFRJ e UFF, entre outras, colocando a nossa UENF no alto do pódio.
A conquista foi tema de matéria publicada nesta semana na Folha da Manhã.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Christiano Abreu Barbosa

    [email protected]