Das Brumas de Brumadinho Brota A Esperança
BNB Exclusivo
Não vou olhar no Google para ter a certeza da data correta sobre a tragédia da cidade mineira, cujas mortes ainda continuam a escalar as estatísticas.
Comum no país dos dramas esquecidos, menos para quem esteve mergulhado até a alma na lama monstruosa em toda a região, normal para quem não perdeu alguém querido, simples para quem não pode velar o corpo amado de ninguém. 
Tragédias só importam mesmo para quem está, esteve, estará sempre dentro dela. Sobreviver é sediar no coração um cemitério de lembranças vivas. Dolorosamente vivas.
Estive em Brumadinho uns 10 dias antes da hecatombe. Fui conhecer Inhotim e as maravilhas da arte em um inacreditável paraíso ecológico, felizmente não atingido pelo desastre mortal.
No mínimo são necessários2 dias para percorrer o genial labirinto artístico. E nisso, um guia é fundamental.
Assim conheci Monica Rodrigues, profissional habilitada pelo Ministério do Turismo e pelo Instituto Inhotim. apresentada por outro amigo feito de forma ocasional em Brumadinho, Ricardo da Pizzaria.
Trato feito, ela nos mostrou forte conhecimento não só dos caminhos da gigantesca galeria ao ar livre, mas dos funcionários, das espécies animais e vegetais nativas e adaptadas ao ambiente. Em cada passo um aula completa. O carinho de Monica traduzia-se o tempo inteiro, não estava somente pelos 300 reais cobrados honestamente por dia de trabalho, mas por um visível prazer em fazer.
Foi natural e imediato o nascer de uma amizade. Monica ultrapassou a barreira quase sempre gelada existente dentre estranhos.
Quando a tragédia caiu sobre Brumadinho, imediatamente pensei nela e no Ricardo. Bastava conhecer um dos dois, para a cidade ter um outro significado, pois alguém já disse que "amigo é o melhor lugar".
Foram dias de angústia por ambos e por toda dor inominável causada em milhares de pessoas direta e indiretamente.
Enquanto o tempo implacável passava, pensei em como os 2 estariam sobrevivendo dignamente, já que tudo fora interrompido em toda a comunidade, dos estudos, passando pelo trabalho aos sonhos.
Ricardo sem poder usar o laboratório e a pizzaria, com o qual toca a vida com o irmão, Monica impedida pelo fechamento de Inhotim até tudo se normalizar.
E sobre eles e tudo em volta, a sombra indiferente da matança de gente, bichos e projetos.
Hoje lembrei-me dos dois amigos mineiros ao vê-los por acaso no Facebook. E agradeci a Deus por estarem sorrindo, soltando pelos dentes a fumaça santa da esperança.
Brumandinho renasce. Porém jamais seja apagado da memória nacional e mundial, o desacontecido. 
Um completo, paquidérmico e impiedoso desacontecimento de vidas.
Monica Rodrigues
Monica Rodrigues / Arquivo-Pessoal
Com visitantes de uma das galerias
Com visitantes de uma das galerias / Arquivo-Pessoal
 Com mais visitantes
Com mais visitantes / Arquivo-Pessoal

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Nino Bellieny

    [email protected]