Redução de homicídios no trimestre
- Atualizado em 18/05/2019 16:46
Silhuetas de corpos no chão.
Silhuetas de corpos no chão. / Fernando Frazão/Agência Brasil
Na última semana foi notícia em todo o país a queda no número de homicídios no primeiro trimestre de 2019 em comparação ao mesmo período de 2018. Foi uma diminuição de 24% segundo levantamento feito pelo G1. Foram cerca de 3.200 mortos a menos. Essa redução ocorreu em todos os Estados, com destaque para o Ceará, onde a queda chegou a impressionantes 56%.
No Rio de Janeiro a redução não teve o percentual do Ceará, ficando perto da média nacional, com uma redução de 26% no número de homicídios no mesmo período. Já em Campos dos Goytacazes essa queda foi maior, com uma redução de cerca de 44%. No primeiro trimestre desse ano houve 37 homicídios enquanto no mesmo período em 2018 foram 66 casos.
Os números de homicídios continuam altos, mais de 13.000 pessoas foram mortas no primeiro trimestre no país, mas essa ampla redução ocorrida chamou a atenção de pesquisadores e especialistas que tentam compreender e explicar o que ocasionou esse fenômeno.
Alguns apontam a trégua ocorrida entre facções criminosas rivais em alguns Estados como uma das razões para a redução. Outros citam uma maior articulação entre poderes para um combate mais articulado ao crime organizado, como um dos principais fatores, principalmente depois da crise de 2017, quando o Brasil bateu o recorde de homicídios com mais de 63.000 mortes.
Seja qual tenha sido o fator ou conjunto de fatores que influenciou nessa redução, o que fica claro é a possibilidade de um combate aos homicídios no Brasil. Com cerca de 3% da população mundial, o Brasil chegou a ter 10% dos homicídios. Em todos os rankings de violência figuram cidades brasileiras e com Campos não foi diferente, tendo figurado nos últimos anos sempre entre as 50 cidades mais violentas do mundo, segundo a organização mexicana Segurança, Justiça e Paz.
Portanto, é urgente compreender as razões que levaram a essa redução para que finalmente tenhamos no país uma política integrada, articulada e planejada de combate a um dos maiores problemas de nossa sociedade, o número absurdo de homicídios.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Roberto Uchôa

    [email protected]

    Especialista em Segurança Pública, mestrando em Sociologia Política e policial federal