Mate x Chá Verde
12/05/2019 07:11 - Atualizado em 12/05/2019 07:12
taek
Um artigo científico publicado no Nutrition Journal este mês, comparou os efeitos do consumo de chá mate e chá verde na saúde humana. 
 142 pessoas de ambos os sexos foram divididas em três grupos: o grupo 1 ingeriu chá mate, o grupo 2 ingeriu chá verde e o grupo 3 consumiu chá de maçã. 
Todos beberam 1 litro ao dia dos referidos chás por 8 semanas.
Após esse período avaliou-se parâmetros de metabolismo, de ação antioxidante (pela enzima PON-1) e controle de apetite (produção de leptina), além do Índice de Massa corporal (IMC).
Os resultados surpreenderam os pesquisadores:
_O consumo de chá mate aumentou a enzima que combate radicais livres (PON-1) e o bom colesterol (HDL), além de aumento na produção de leptina (hormônio que reduz o apetite). Também houve redução no IMC dos participantes;
_O uso de chá verde reduziu a enzima que combate radicais livres (PON-1), não alterou os níveis de HDL ou Leptina nem o IMC.
_O chá de maçã foi usado como controle e não afetou, como esperado, nenhum dos parâmetros analisados.
Resumindo:
segundo o estudo o chá mate tem bem mais efeitos positivos sobre o metabolismo e saciedade do que o tão festejado chá verde.
Um estudo anterior comparando o chá de hibisco com chá mate também foi favorável à erva mate (Ilex paraguariensis), seja quente ou gelado, com ou sem limão. 
E obviamente devemos evitar os industrializados...

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Leonardo Gama

    [email protected]