Estado recomenda a municípios que não estendam vacinação contra a gripe a toda a população
31/05/2019 14:48 - Atualizado em 31/05/2019 17:48
Apesar de o ministério da Saúde divulgar a liberação da vacinação contra a gripe para toda a população a partir desta segunda-feira (3), municípios fluminenses foram recomendados pela secretaria de Estado de Saúde a não vacinar pessoas fora do público-alvo. As secretarias municipais de Saúde receberam, nesta sexta-feira (31), uma normativa do Estado indicando apenas a imunização do grupo prioritário.
A secretaria estadual de Saúde informou que, devido à baixa procura pela vacina, decidiu ampliar a campanha para o público-alvo nos postos de saúde dos 92 municípios até o dia 15 de junho e, caso haja estoque disponível, a população fora do público-alvo poderá ser vacinada após o final da campanha.
De acordo com o ministério da Saúde, o Rio de Janeiro é o estado de menor cobertura vacinal na campanha contra a gripe, atingindo apenas 60% do grupo prioritário, o que representa 2,8 milhões de pessoas vacinadas. A 21ª Campanha Nacional contra a gripe foi aberta no dia 10 de abril e estava programada para encerrar nesta sexta-feira (31). A meta do estado do Rio de Janeiro é atingir uma cobertura de 90%.
A superintendência de Vigilância Epidemiológica da secretaria de Estado de Saúde informou que foram notificados, em 2019, 77 casos de influenza, com 18 óbitos no estado. Em 2018, foram registrados 233 casos, com 30 óbitos.
A Prefeitura de Campos afirmou, nesta sexta-feira (31), que vai seguir a recomendação da secretaria estadual de Saúde e intensificar a campanha de vacinação contra a gripe para o grupo prioritário, visando atingir a meta. No município, a cobertura do público-alvo até o momento é de pouco mais de 54%, quando a meta era atingir 90% até 31 de maio, cobrindo 137 mil pessoas em quase dois meses de vacinação.
— As pessoas devem se vacinar o mais breve possível para se prepararem para o período de temperaturas mais baixas, quando a possibilidade de aparecimento de casos de gripe aumenta. A procura está abaixo do esperado em todo o estado e também no nosso município. Além das 40 salas, temos o trabalho extra muros e vacinação de acamados. Nossa equipe se encontra disponível das 8h às 17h para, juntos, alcançarmos a meta de 90% do público-alvo — afirma a diretora de Vigilância em Saúde, Andréya Moreira.
Casos no Brasil — Neste ano, até 11 de maio, foram registrados 807 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) por influenza em todo o país, com 144 mortes. Até o momento, o subtipo predominante no país é o vírus influenza A (H1N1), com registro de 407 casos e 86 óbitos.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Joseli Matias

    [email protected]