Um amor incondicional... 
- Atualizado em 10/05/2019 22:43
A minha mãe, Elza, é o reflexo destes dizeres do nosso Papa: “A paz é mulher”, continuou o Papa: “nasce e renasce da ternura das mães. O sonho da paz se realiza com o olhar à mulher. A mulher tem origem no coração e nos sonhos. Ela leva ao mundo o sonho do amor”. Concluiu: “Se quisermos um futuro melhor, se sonharmos com um futuro de paz, precisamos dar espaço às mulheres”.
E eu acrescento, a meu ver, alguns outros ensinamentos que a Mãe tem que ter: coragem, para ensinarmos aos nossos filhos a enfrentarem as dificuldades com pensamento lógico, inteligência e equilíbrio emocional. Aventura, para tornar a vida mais gostosa, desafiadora e para sairmos do convencional!
Ouvir sempre... para que possamos ser “pontes” e o diálogo florescer. Ter afeto para afetar e se deixar afetar, pois o amor e a ternura são imprescindíveis na relação!
Fé para que nossos filhos possam crescer com intimidade com Jesus e seguirem seus passos!
A maternidade para mim é um amor incondicional, que me renova, me faz aprender, me faz entender o quão certa é nossa existência e que por isso, temos que ser intensos em nossas relações!
Com minhas filhas aprendo a amar, a ser melhor mãe, a ser uma pessoa melhor! Agradeço a Deus todos os dias, de ter Rafaela, Juliana e Carolina em minha vida! Um pedaço de mim que também irá se multiplicar quando forem mães... e esse é o maior legado que recebemos... Espalhar pedaços de amor de nosso ser por toda a vida...
Esse amor que espalhamos no seio de nossa família, que sentimos como herança amorosa dos nossos avós, permeia as nossas lembranças, nos tornando pessoas mais fortes, voltadas para a fé, firmes em nossos propósitos. Essas lembranças estão guardadas dentro dos nós e se constituem em recorrentes relíquias do amor de Deus, que estão e estarão sempre presentes em nossos corações. Elas, as nossas lembranças amorosas, nos conduzem em nossas vidas em todos os momentos, nos sustentando diante dos desafios e fortalecendo os nossos elos nos momentos de alegria.
É muito gratificante ter no Dia das Mães uma Mãe para poder exprimir todo o meu amor, e ao mesmo tempo, minhas filhas, para me sentir tocada e abraçada pelo amor de Deus. Ser Mãe é uma experiência única, que transcende tempo e espaço, e nos conduz em linha direta a Deus. Mãe significa bênção, então todos nós somos imensamente abençoados, pois fomos gerados por uma Mãe, independente de quem nos embalou e criou.
E esse amor existe... quando pensamos e sentimos em nosso interior, dentro de nossas fibras mais íntimas... o amor da nossa Mãe. Porque ser Mãe é mais que dar à luz, é SER luz na vida de alguém. Não é impor cuidados, nem pôr-se ao centro onde o universo gira. Ser mãe não é pastorar proles, é cultivar talentos, e talentos crescem quando lhes é dado pulso, criatividade e amor. Ser mãe é ter o gesto seguro que limita as ofensas que praticamos contra o bom senso. É ter o colo que se anseia por entre os crepúsculos de nossa existência.
Na invisibilidade visível ao coração, minha mãe está presente em todos os segundos da minha vida... No silêncio ou na ausência física, sua presença é totalmente perceptível em minha consciência, através dos seus conselhos, dos seus ensinamentos, do seu exemplo de vida, do equilíbrio das atitudes, do seu discernimento e disponibilidade, do seu silêncio que nos fala muito alto SEMPRE... Na sua tranquilidade do dia-a-dia, seja nos dias difíceis ou na alegria... Na sua disposição em nos acompanhar para qualquer programa de lazer ou trabalho, ela nunca nega um chamado ou convite, indo sempre além das nossas expectativas...
Mãe,te admiro muito! Quero sempre poder seguir os teus passos! Meu amor por você é incondicional! Você tem a capacidade de adivinhar meus sentimentos, de encontrar a palavra certa nos momentos incertos, de nos fortalecer sempre... Sua existência é em si um ato de amor. Gerar, cuidar, nutrir. Amar, amar, amar... Amar com um amor incondicional que nada espera em troca. Sua honradez nos enobrece e nos faz ser aprendizes da vida. Uma vida vivida em profundidade de princípios e valores! Isto é o que você sempre nos passou e nos passa, através de seus exemplos e atitudes. Uma mãe que me ensinou tão bem o sentido de ser filha e me preparou para ser mãe... pois sua liberdade de pensamento, sua conversão aos novos tempos e conceitos nos aproximam sempre... Muito mais do que Mãe, você é parceira, amiga de todas as horas... Uma Mãe que conquistou a nossa admiração e amor, no exercício de uma educação que tem limites, mas que não limita e cerceia as diferenças de cada um de seus filhos...
Assim é você, minha Mãe! Exemplo de Mulher, de Mãe e de Honradez! Você nos agasalha sob as suas asas... sua luz nos ilumina, seu carinho e sua firmeza se transformam em energia transformadora para multiplicarmos em nossos lares o seu exemplo de amor... Mais que dar à luz é SER luz na vida de alguém. Não é impor cuidados, nem pôr-se ao centro onde o universo gira. Ser mãe não é pastorar proles, é cultivar talentos, e talentos crescem quando lhes é dado pulso, criatividade e amor. Ser mãe é ter o gesto seguro que limita as ofensas que praticamos contra o bom senso. É ter o colo que se anseia por entre os crepúsculos de nossa existência, e isso você faz com maestria!
“É preciso amor para poder pulsar, é preciso paz para poder sorrir e é preciso chuva para florir.”
É preciso “Mães”... para que o mundo conheça a ternura...
Com afeto,
Beth Landim

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Elizabeth Landim

    [email protected]