Eleição do Sindicato dos Trabalhadores de Enfermagem de Campos
Virna Alencar 24/04/2019 16:10 - Atualizado em 26/04/2019 20:06
Acontece nesta quarta-feira (24), a eleição do Sindicato dos Trabalhadores de Enfermagem de Campos, com mandato válido para quatro anos. A princípio, duas chapas participariam da disputa pela presidência, mas uma delas foi indeferida por não cumprir o estatuto da categoria, segundo representante da União Geral dos Trabalhadores do Rio de Janeiro (UGT), órgão responsável por acompanhar a lisura do processo. A eleição acontece até as 17h, com chapa única, no Sindicato dos Trabalhadores Rurais, na rua 13 de Meio no Centro.
Segundo a presidente da chapa 2, que foi indeferida, Rosângela Gomes Paulo, mediante a equívocos encontrados em sua chapa deveria ter sido comunicada, previamente, pela atual presidente do sindicato, Roseni Camilo, que concorre a reeleição.
“Entregamos o documento da chapa dentro do prazo conforme o edital, no último dia 11. Quem recebeu, assinou, e deixei o meu contato para que se houvesse algum equívoco me ligasse. Segundo o estatuto teríamos dois dias para colocar a situação em ordem, mas não nos ligaram. Hoje, cheguei aqui e ela disse que a chapa estava errada e que não ensinaria as regras do jogo. O estatuto prevê a ausência de uma comissão eleitoral e quem está pleiteando o processo é ela, portanto, deveríamos receber esse apoio. A nossa chapa é filiada à Central Única dos Trabalhadores (CUT) e com nosso advogado vamos acionar o Ministério Público para impugnar as eleições. Queremos eleições limpas”, lamentou.
Já Roseni, que fundou e há 27 anos está à frente do sindicato, informou que o processo eleitoral é aberto e dois editais foram previamente divulgados, desde o último dia 2. “Como você se candidata sem fechar uma chapa? É importante que se candidatem, isso promove a democracia. Mas, para se candidatar é preciso de membros, de autorização dos mesmos, entre outras exigências, que não foram cumpridas. Não cabe à chapa 2 alegar o desconhecimento das regras, pois até hoje Rosângela está como nossa vice-presidente e deveria saber como montar uma chapa de sindicato”, informou.
De acordo com a representante da UGT, Ana Paula Condaque, no edital de convocação para chapa consta todas as regras para se compor uma chapa a concorrer ao pleito eleitoral. No entanto, a chapa 2 não teria cumprido com as exigências descritas. “No documento entregue não havia definição quanto ao conselho deliberativo, conselho fiscal de sindicato, nem suplentes. Além disso, uma pessoa mencionada sequer era sindicalizada. Tudo isso prevê o edital. Portanto, a chapa 2 não foi impugnada porque sequer chegou a se tornar chapa, ela foi indeferida devido ao descumprimento do estatuto. O processo foi aberto, por volta das 9h, sendo a abertura da urna gravada e documentada como manda o estatuto. Na ocasião não estiveram presentes os membros da chapa 2”, afirmou.
O Sindicato dos Trabalhadores de Enfermagem de Campos, atualmente, conta com mais de mil associados é responsável por reivindicar as demandas da categoria, como melhores condições de salários e de trabalho.
 
 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS