Ciclista morre durante prática esportiva na estrada de Lagoa de Cima
Paula Vigneron e Verônica Nascimento 24/04/2019 11:17 - Atualizado em 24/04/2019 14:44
Divulgação
Um ciclista, identificado como Rodrigo Martins, morreu, nessa terça-feira (23), durante uma atividade promovida pelo grupo Pedal Entre Tapas & Beijos. Os ciclistas estavam na estrada que liga a localidade da Tapera à Lagoa de Cima quando Rodrigo passou mal e caiu da bicicleta. Ele teria sofrido um infarto. O ciclista era motorista do Hemocentro de Campos. O sepultamento está marcado para as 16h, no cemitério Campo da Paz. 
O grupo de ciclistas emitiu uma nota de luto e esclarecimento. De acordo com o Entre Tapas & Beijos, amigos que estavam perto de Rodrigo relataram que, antes da queda, o ciclista parece ter desmaiado. “As medidas de primeiros-socorros foram prontamente tomadas. O carro de apoio chegou em seguida, entretanto, quem o estava socorrendo disse que não seria correto colocá-lo no carro, e sim ligar e aguardar a chegada dos bombeiros. Foi, então, solicitado o auxílio do Corpo de Bombeiros, que o atendeu no local”, informou.
Segundo o grupo, os bombeiros tentaram reanimar Rodrigo, mas ele já estava morto. “Foi relatado por seu amigo mais próximo de pedal que ele fazia uso de medicamento para regular a pressão, então, ainda não se sabe com exatidão o que realmente levou a óbito”, explicou, ainda em nota, o Entre Tapas & Beijos, destacando que “é com muita tristeza que declaramos este luto e desejamos nossos sentimentos aos familiares e amigos. Hoje é um dia muito triste para nós”.
Diretor de ciclismo da Fundação de Ciclismo do Estado do Rio de Janeiro (Fecierj) e supervisor de ciclismo da Fundação Municipal de Esportes (FME), Afonso Celso Pacheco da Silva alertou para a necessidade de manter os cuidados com o corpo, principalmente durante a prática de atividades esportivas.
— A gente fala que pedalar é bom para a saúde do corpo e da mente, mas temos que tomar alguns cuidados, como fazer regularmente avaliação médica. Eu fui informado de que o ciclista fazia uso de medicamento para pressão, mas não foi o suficiente para evitar essa fatalidade. Então, mesmo com acompanhamento médico, aconteceu esse problema e ele infartou. Quando você se exercita, aumenta um pouco a atividade, saindo da inércia, sua pressão é alterada. Em esforço máximo, uma pressão normal, de 12 por 8, pode chegar a 22, 23, 26 quando você pedala. Então, o corpo tem que estar bem preparado — reforçou.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS