Telemedicina diverge opiniões
Mário Sérgio Junior 20/04/2019 22:44 - Atualizado em 24/04/2019 18:39
Com o avanço da tecnologia, um novo modelo de assistência médica tem sido discutido e gerado divergências de opiniões entre os profissionais de saúde. A telemedicina chegou a ser regulamentada pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), através da resolução 2.227/2018 que foi revogada em fevereiro deste ano, passando a valer a resolução 1.643/2002, que trata sobre o mesmo assunto.
Para a presidente da Sociedade Fluminense de Medicina e Cirurgia (SFMC), Vanda Terezinha Vasconcelos, a telemedicina é um avanço, porém sua prática deve ser observada com cautela. “Na minha opinião pessoal, há muitas questões que envolvem o assunto. Deve se observar, primeiro, a realidade de regiões do Brasil antes de se implantar a medida. Há dificuldade de se encontrar médicos em alguns locais do Brasil, então como posso ter uma medicina avançada tecnologicamente, se faltam outros recursos? Outra questão importante é a pessoalidade, o analisar cada paciente de perto, o examinar frente a frente. No geral, há muitos questionamentos ainda a serem discutidos e essa discussão deve acontecer de forma ampla”, opinou.
A relação médico-paciente também foi defendida pelo presidente do Sindicato dos Médicos de Campos (Simec), José Roberto Crespo. Em fevereiro deste ano, o Simec chegou a emitir uma nota pública manifestando sua preocupação sobre o assunto. “A gente entende que a medicina avançou na questão tecnológica, mas nossa preocupação é com a relação médico-paciente, que é primordial. Tem que se examinar as pessoas, sentir as particularidades de cada um, as emoções. Definir um diagnóstico à distância, ao nosso entender, não seria o mais correto. A telemedicina, ao meu ver, é interessante se você queira tirar alguma dúvida em relação a algum exame, se um profissional tem um caso e queira uma segunda opção de outro colega”, pontuou.
Conforme a resolução 1.643/2002, “os serviços prestados através da Telemedicina deverão ter a infraestrutura tecnológica apropriada, pertinentes e obedecer as normas técnicas do CFM pertinentes à guarda, manuseio, transmissão de dados, confidencialidade, privacidade e garantia do sigilo profissional”. O texto diz ainda que “a responsabilidade profissional do atendimento cabe ao médico assistente do paciente. Os demais envolvidos responderão solidariamente na proporção em que contribuírem por eventual dano ao mesmo”.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS