Hemocentro funciona normalmente em todo o feriado prolongado
18/04/2019 09:27 - Atualizado em 18/04/2019 20:40
O Hemocentro Regional de Campos estará funcionando normalmente, das 7h às 18h, neste feriadão de Páscoa e São Jorge. Com o estoque abaixo do nível ideal para cobrir todas as demandas hospitalares, apenas os casos de extrema urgência estão sendo atendidos. As cirurgias eletivas, que são aquelas previamente agendadas, tiveram que ser adiadas. A unidade reforça sua campanha para chamar atenção das pessoas a fazerem suas doações. O Hemocentro funciona todos os dias, inclusive finais de semana, no Hospital Ferreira Machado, que fica situado na rua Rocha Leão, no bairro Caju.
De acordo com a assistente social Rosangela Soares, a situação é crítica. “Pedimos que as pessoas venham doar sangue porque nosso estoque está muito baixo. E nesse período de feriadão, as demandas tendem a aumentar por conta dos acidentes que são mais propensos a acontecer com as estradas cheias. Então, se for viajar, passa no Hemocentro para doar e quem não for viajar, aproveite os dias de folga para praticar esse ato de solidariedade. Isso salva vidas”, disse.
Para manter um estoque equilibrado, o banco de sangue precisa de 70 doações por dia. Para doar sangue é preciso apresentar documento de identidade com foto, ter boas condições de saúde, peso superior a 50 kg, idade entre 16 e 69 anos, não estar em jejum e não ter ingerido alimentos gordurosos nas últimas três horas. Menores de 18 anos devem comparecer com o responsável legal. Vale lembrar que o intervalo entre uma doação e outra é de 60 dias para homens e 90 dias para mulheres. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS