Ladrões roubam produtos para crianças com câncer no Instituto Sawanna para Todos
Verônica Nascimento 15/04/2019 13:24 - Atualizado em 18/04/2019 18:58
  • Salas do instituto foram reviradas

    Salas do instituto foram reviradas

  • Salas do instituto foram reviradas

    Salas do instituto foram reviradas

  • Salas do instituto foram reviradas

    Salas do instituto foram reviradas

  • Salas do instituto foram reviradas

    Salas do instituto foram reviradas

Um roubo, praticado entre o final da noite de sábado (13) e a manhã de domingo (14), está mobilizando os campistas na recuperação do material levado. Ladrões levaram, entre outros, produtos que seriam doados a crianças com câncer, como perucas e chocolates para a Páscoa Solidária do Instituto Sawanna por Todos, que também seria estendida a mil crianças de comunidades carentes de Campos. Os bandidos arrombaram a porta de uma empresa de qualificação profissional da avenida José Alves de Azevedo (Beira Valão), onde o instituto está funcionando. Uma das proprietárias da empresa é a fundadora do instituto, Lena Souza, mãe da pequena Sawanna, que faleceu em 2016, aos sete anos de idade, após lutar contra uma leucemia.
O roubo foi registrado na manhã desta segunda (15), na 134ª Delegacia de Polícia (Centro). Os ladrões levaram equipamentos eletrônicos e de informática, como televisões de 55 polegadas, sistema de câmeras de monitoramento, celulares, notebooks, impressoras, câmeras digitais e peças de computadores. O prejuízo ultrapassa R$ 30 mil. Em rede social, Lena pede ajuda para recuperar, pelo menos, itens específicos, de valor sentimental.
— O que me deixou mais triste foi que levaram uma saca com 22 perucas que seriam de meninas e mulheres que fazem tratamento de câncer, chocolates para a Páscoa Solidária do Instituto Sawanna, leites especiais e latas de leite em pó para crianças com câncer, câmeras que usamos para os cursos de maquiagem e para gravar nossas ações e projetos, os quatro celulares do instituto e, o pior, notebooks onde tenho registradas imagens de Sawanna, desde pequenininha, e toda a história da criação do Sawanna por Todos e da empresa, que já tem 23 anos. Toda a cidade está mobilizada e tenho esperança de recuperar pelo menos esses notebooks — contou Lena.
De acordo com a presidente do Sawanna Por Todos, que desenvolve projetos em comunidades carentes de Campos, o furto foi descoberto às 9h desse domingo. “Tinha combinado um serviço com um eletricista, que foi fazer o reparo na manhã de domingo e encontrou tudo revirado. A empresa fechou sábado, às 17h. Achamos que entraram de madrugada e que iam roubar mais coisas, porque deixaram uns materiais separados, como se fossem voltar para pegar”.
Lena contou que, além de ter registrado o caso na delegacia, recorreu a proprietários de comércios próximos, para verificar se a ação dos bandidos foi gravada por câmeras de segurança, além do Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp), que funciona nos altos da rodoviária Roberto Silveira. Mensagens de solidariedade e revolta estão sendo compartilhadas por internautas na página do Instituto Sawanna Por Todos. "Levaram toda a minha vida. Vocês sabem que eu entro e saio de comunidade para ajudar quem precisa. Agora, quem precisa de ajuda sou eu", desabafou.
Até o fechamento desta edição, os objetos não foram recuperados. De acordo com a Polícia Civil, câmeras do circuito de monitoramento do estabelecimento foram levados pelos criminosos. Imagens das câmeras da Prefeitura serão requisitadas e podem auxiliar nas investigações.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS