Comércio com horários diferentes
Aldir Sales 19/04/2019 11:00 - Atualizado em 27/04/2019 11:34
Folha da Manhã
Mantendo a tradição brasileira, a procura pelos presentes e produtos da ceia de Páscoa ganha maior movimento na última hora. Com o início do feriadão prolongado de Semana Santa e São Jorge, comércio, supermercados, bancos e shoppings possuem horários diferentes para funcionamento.
De acordo com o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Campos, Orlando Portugal, o comércio não abrirá as portas nesta sexta-feira (19), mas o funcionamento será normal no sábado (meio período) e na segunda-feira. Já na terça-feira, dia de São Jorge, não haverá impedimento para a abertura das lojas.
— Quem quiser abrir na terça poderá abrir sem nenhum impedimento, desde que o empregador cumpra com o que determina a lei quanto ao pagamento dos funcionários — explicou Portugal.
Enquanto isso, o presidente do sindicato patronal que representa os supermercados de Campos, Roberto Viana, explicou que não houve acordo para o funcionamento dos estabelecimentos nos feriados.
— Não houve acordo com o sindicato laboral (dos trabalhadores) e, como a legislação prevê que, nestes casos, precisa ser respeitado o acordo coletivo da classe, os supermercados não vão abrir as portas nesta sexta-feira e na terça-feira — disse Viana.
Já os bancos, que normalmente já não funcionam no final de semana, também não irão abrir nesta sexta e terça. O atendimento ao público será normal na segunda-feira. No entanto, os pagamentos podem ser realizados pelos canais eletrônicos, como mobile e internet banking, caixas eletrônicos, banco por telefone e correspondentes. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) informou que as contas de consumo (água, luz, telefone, TV a cabo) e carnês com vencimento marcado para esta sexta-feira poderão ser pagos no próximo dia útil, dia 22, sem multa.
Em Campos, o prefeito Rafael Diniz (PPS) decretou ponto facultativo para os servidores públicos municipais nessa quinta, sexta e segunda-feira. Porém, serviços essenciais, inclusive os atendimentos médicos, plantões médico-hospitalares, funcionarão normalmente, sem interrupção. As Unidades Básicas de Saúde (UBS) ficam dispensadas do funcionamento.
Shoppings também terão horários diferenciados para o período. Nessa sexta, as lojas não abrem no Avenida 28 e Boulevard Campos, porém, as praças de alimentação e cinemas estarão abertas das 12h às 21h e 12h às 22h, respectivamente. No domingo e na terça, no entanto, os dois shoppings funcionam das 15h às 21h e 12h às 22h, respectivamente.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS