Firjan aponta queda em confiança dos empresários fluminenses
18/04/2019 00:16 - Atualizado em 27/04/2019 11:33
Rodrigo Silveira
O Índice de Confiança do Empresário Industrial Fluminense (Icei-RJ), divulgado pela Firjan, revela que os industriais do estado continuam otimistas, mas observa que houve uma pequena queda na confiança dos empresários no mês de março, quando o índice atingiu 60,1 pontos. Em fevereiro este valor era de 61,4 pontos. A pesquisa varia de zero a cem e os resultados acima de 50 indicam otimismo.
— A queda na confiança do industrial fluminense de um mês para o outro está muito associada ao desempenho da avaliação da economia brasileira. A dificuldade no processo de aprovação da reforma da Previdência leva os empresários a ficarem menos confiantes com o desempenho da economia — explica o presidente da Firjan Norte Fluminense, Fernando Aguiar.
A avaliação empresarial referente às Condições Atuais da Economia Brasileira caiu 1,8 ponto frente ao mês anterior, mas se manteve otimista (54,3 pontos). No indicador de Expectativas da Economia Brasileira para os próximos meses, os industriais fluminenses seguiram otimistas (64,7 pontos), mas o nível do indicador caiu na comparação com fevereiro (68,5 pontos).
Já a percepção dos empresários sobre sua própria empresa e a economia do estado melhorou e permitiu que o indicador de Condições Atuais (51,3 pontos) atingisse o maior valor desde novembro de 2012. Vale destacar, no entanto, que em relação à economia fluminense, os industriais continuam pessimistas (46,7 pontos) em março, mesmo com a evolução do indicador pelo segundo mês consecutivo. O indicador Expectativa sobre a economia do Estado se manteve estável (57,3 pontos) em relação ao mês anterior. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS