"Lugares de Memória" abre agenda para 2019
25/04/2019 22:08 - Atualizado em 06/05/2019 13:11
Visitas a espaços históricos
Visitas a espaços históricos / Ascom Macaé
A secretaria de Cultura de Macaé abriu agenda para a edição 2019 do “Lugares de Memória”, que integra o Programa de Educação Patrimonial de Macaé. O projeto estreou este mês, atendendo, durante todos os domingos de abril (exceto na Páscoa), a demanda inicial de grupos de estudantes. Esta semana as marcações estão sendo feitas para os últimos domingos de cada mês e também, como na edição anterior, semanalmente, na quarta-feira.
A agenda para visitações a partir de maio permanecerá aberta até enquanto houver vagas para grupos. Eles devem ser compostos por, no mínimo, dez pessoas e, no máximo, 40, com veículo próprio. O agendamento está sendo feito através do telefone 2759-5049, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, ou pessoalmente no Solar dos Mellos, localizado na Rua Conde de Araruama, 248, no Centro.
“Neste mês, aos domingos, atendemos alunos de escola municipal e graduandos de faculdade privada. Mas estamos abertos a grupos da terceira idade, empresariais, turísticos, terapêuticos, associações, e a todos que queiram a contribuição de um especialista para conhecer mais a história do município e da região”, disse coordenador do Programa de Educação Patrimonial de Macaé, Bruno Rodrigues.
Bruno acompanhará os visitantes nos quatro roteiros propostos, sendo um por dia. O primeiro abrange o Solar dos Mellos e o Forte Marechal Hermes/9ª Bateria de Artilharia Antiaérea do Exército Brasileiro. O segundo é o roteiro urbano, que consiste em uma caminhada que parte do Solar dos Mellos e segue o trajeto “De praça a praça” (da Washington Luís à Veríssimo de Melo), apresentando dez patrimônios histórico-culturais. O terceiro, em parceria com a secretaria de Ambiente, é pelo Parque Atalaia. E o quarto é uma visita a uma usina de açúcar restaurada que abriga uma coleção permanente de mobiliário dos séculos XIX e XX, a Fazenda Airis. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS