Festa de Nossa Senhora da Penha tem atrações nacionais
Celso Cordeiro Filho 25/04/2019 21:55 - Atualizado em 27/04/2019 11:50
Padre Omar
Padre Omar / Divulgação
Em Atafona, São João da Barra, prosseguem as festividades em louvor à Nossa Senhora da Penha e, neste fim de semana, estão previstos vários shows regionais e nacionais. Nesta sexta-feira (26), acontecem as apresentações de Odilei do Forróz, Swing Muleque e Rodrigo do Forró e no sábado (27), Os Manos do Forró, Gabriel Gava e banda FX. Domingo (28), shows da Barca do Forró, e das duplas Léo e Raphael, Zé Carlos e Rogério. Na segunda-feira (29), ponto alto dos festejos, teremos shows do Padre Omar e Karen Moraes.
Incluída no Calendário Turístico do Município, a comemoração à Nossa Senhora da Penha reúne todos os anos milhares de fiéis. No ano passado, a igreja foi elevada à condição de Santuário Diocesano Mariano de Nossa Senhora da Penha. “Sou devota de Nossa Senhora da Penha, que me traz conforto espiritual nas horas que mais preciso, e tenho muito orgulho de Atafona e seu povo. Vamos externar nossa fé e aproveitar também os momentos de entretenimento com os amigos”, disse a prefeita Carla Machado.
No entorno da praça da Penha onde a festa é realizada, há barracas de gastronomia, brinquedos, restaurantes e outros atrativos. “Quero agradecer o comprometimento da prefeita Carla Machado, que sempre é solícita aos anseios da comunidade católica, e também às Irmandades por mais uma vez trabalharmos juntos para a consagração deste momento de fé, cultura e tradição”, ressaltou Edivaldo Machado, secretário de Turismo, Esporte e Lazer. A festa de Nossa Senhora da Penha é uma realização da Irmandade de Nossa Senhora da Penha, com apoio da Prefeitura de São João da Barra, por meio da secretaria de Turismo, Esporte e Lazer.
Em Campos, a secretaria de Educação, Cultura e Esporte abre nesta sexta-feira, às 10h, na Academia Campista de Letras, programação em comemoração ao mês do Livro Infantil. O evento contará com uma conversa com o escritor Júlio Emílio Braz e com o lançamento do Projeto Caixoteca, uma pequena biblioteca fixa. Ainda nesta sexta, às 15h, Rodoviária Roberto da Silveira, acontecerá o projeto “Encontrei um livro! Vou ler!”
A programação segue neste sábado, das 9h às 12h, no Jardim São Benedito com contação de histórias, o projeto Vai e Vem Literário, que proporciona troca de livros literários em bom estado, e estande da Livraria Leitura. Nos dias 29 e 30 as ações acontecem em hospitais e escolas, com leitura de histórias. A iniciativa faz parte do Programa Municipal de Incentivo à Leitura, projeto “Ler Par@ Ser”.
Já no Teatro de Bolso Procópio Ferreira teremos a apresentação da peça “Irmanadas”, do Grupo Nós do Teatro, desta sexta até domingo, sempre às 20h, A história se passa na noite de réveillon, momento de revisão de nossos feitos e de promessas para o ano que se inicia. Rememorar é a palavra-chave deste espetáculo, em nossas memórias surgem boas e más recordações. A busca por palavras mal ditas ou não ditas, o porquê das ações realizadas, a saudade do tempo vivido.
No enredo da peça a nostalgia de uma senhora idosa que deixa exposta as suas mágoas e frustrações, principalmente, com relação a irmã.
Momentos de união e alegria no passado que se transformam em distanciamento e brigas no presente. A união pressagiada no título da peça é posta à prova nos momentos de encontro entre as irmãs, passado e presente se misturam numa busca por se irmanarem novamente.
As personagens, duas idosas, refletem em suas vivências as questões comuns a todo ser humano nesta faixa etária, reflexo do próprio envelhecimento das pessoas, fato que costuma alterar as relações familiares e, por vezes, gerar desentendimentos e consequentes afastamentos de entes queridos. A concepção da direção propõe uma reflexão acerca das questões gerontológicas, comuns a todos os indivíduos, independente de como performam seu gênero.
Sábado e domingo, na Cidade da Criança, há uma vasta programação para a criançada indo de pintura a lápis, jogos infantis, contação de histórias até peças de teatro.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS