Termalismo e bem-estar em alta no Brasil
22/04/2019 21:18 - Atualizado em 06/05/2019 12:57
Caldas Novas
Caldas Novas / Divulgação
Por Filipe Aquino
Seguindo tendência da Europa, nos últimos anos o Brasil passou a inaugurar dezenas de equipamentos turísticos voltados ao nicho do Termalismo e Bem-Estar. Goiás é referência, mas os três estados do Sul do Brasil — Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul — começam a se destacar no segmento.
O Rio Grande do Sul, por exemplo, inaugurou em Gramado um empreendimento recentemente e também possui projetos em Machadinho, Uruguaiana e na região da Quarta Colônia.
O termalismo no Brasil é conhecido mundialmente pela qualidade das suas águas, em sua grande maioria do Aquífero Guarani, considerada como uma das melhores águas termo minerais do planeta.
Além disso, o país possui estâncias que abrigam os maiores complexos de águas sulforosas já conhecidas, fato que desenvolveu e criou infraestrutura para receber grande demanda de turistas que se deslocam com a finalidade da busca do bem-estar, do cuidado com a saúde e lazer.
Aproveitando este potencial o FESTURIS promoverá um encontro multissetorial, oportunizando a promoção de produtos, discussão de ideias e efetivação de negócios em conjunto a atividades experienciais e sensoriais que o setor tem a oferecer.
O Espaço Termalismo e Bem-Estar reunirá os mais diversos equipamentos: meios de hospedagem, centros de terapias, bem-estar, fornecedores para spas e balneários, governos municipais, estaduais, federais, além de formadores de opiniões e conhecimento nacionais e internacionais.
O novo espaço é coordenado em conjunto pela Rossi & Zorzanello, empresa que organiza o FESTURIS Gramado e a Catarina — Assessoria Comercial Marketing e Eventos.
Segundo o executivo Sidicley Graciano, “este é um projeto diferenciado que trará ao FESTURIS uma tendência mundial. Hoje, o turismo nacional despertou para o termalismo, o turismo de bem-estar, com vários equipamentos turísticos e empreendimentos voltados a este nicho”. Segundo ele, o Brasil conta com oito estados que possuem equipamentos ou fontes de águas termais.
Uma das novidades no evento será o Concurso Nacional da Melhor Água Mineral do Brasil. No concurso, dois hidrosommeliers convidados elegerão a melhor água do Brasil.
O Espaço Termalismo e Bem-Estar, oferecerá oportunidade de negócios em cinco áreas:
1) Área Wellness: espaço experiencial, sensorial e cosmetologia;
2) Área Termal Business: espaço para negócios e promoção de equipamentos e destinos;
3) Área Mineral: espaço para apresentação e degustação de águas e bebidas termais;
4) Área Lounge Bem-Estar: espaço de relaxamento e terapias com águas termais;
5) Área do conhecimento: espaço para apresentação de players, palestras a compradores.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS