Sistemas de GPS podem sofrer um reset a partir desta sexta-feira e causar confusão
05/04/2019 09:08 - Atualizado em 05/04/2019 11:46

Segundo relatório do governo norte-americano, uma atualização programada pode causar grandes erros de navegação

Os sistemas de navegação GPS fazem parte do cotidiano da população há um bom tempo, com participação cada vez maior nas nossas vidas desde a chegada dos smartphones. Porém, neste final de semana, é bom procurar evitá-los. Isso porque uma programada atualização operacional, marcada para o próximo sábado (dia 6 de abri), às 20:59:42 no horário de Brasília, pode causar alguns probleminhas no seu funcionamento do sistema de navegação em questão.
O sinal de mensagem dos sistemas GPS armazena informações de data e hora de um jeito um tanto complexo, sem ler os períodos diretamente no formato convencional dia/mês/ano. Ele contém esses dados na forma de um contador sequencial de semanas, que representa o número de semanas que se passaram desde uma data de referência – no caso, 6 de janeiro de 1980 – contabilizando também a quantidade de segundos passados dentro da semana em curso. Só então essas informações são convertidas para o modo convencional, já nos dispositivos usuários do GPS.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Gustavo Abreu

    [email protected]

    Um blog sobre curiosidades, imagens, vídeos interessantes, dicas de filmes, séries, ilustrações, viagens e tudo que está bombando na net.