Vazamento na Bacia de Campos é confirmado pela Petrobras
23/04/2019 12:22 - Atualizado em 23/04/2019 12:37
Divulgação
A Petrobras confirmou o vazamento em um oleoduto na plataforma P-25, na Bacia de Campos, a cerca de 110 km da costa do Rio de Janeiro. O incidente aconteceu na madrugada da última sexta-feira. Segundo a estatal, tanto a operação quanto a produção na plataforma foram suspensos. Este é o terceiro vazamento de óleo na Bacia de Campos apenas neste ano.
De acordo com o último boletim divulgado pela Petrobras, a estimativa é de que 941 litros de óleo tenham sido despejados no oceano e que o vazamento foi estancado. “A companhia prontamente enviou embarcações para o local, com o objetivo de dispersar a mancha de óleo. Os órgãos reguladores foram informados do incidente”, diz o comunicado.
No mês passado, o Ibama aplicou uma multa de R$ 8,19 milhões à Petrobras por causa do vazamento de 260 mil litros de óleo durante transferência da plataforma P-58 para o navio São Sebastião, no dia 23 de março, a cerca de 85 km da costa do Espírito Santo.
Em nota, o Sindicato dos Petroleiros do Norte Fluminense (Sindipetro-NF) informou que “vai indicar um representante para participar da comissão de apuração do caso. A previsão é a de que ocorra um embarque para o início da investigação nesta terça-feira (23)”.
Logo no segundo dia do ano, outro vazamento, de 1,4 mil litros de óleo, atingiu a Bacia de Campos, a aproximadamente 130 km do litoral de Macaé. Segundo a Petrobras, a unidade, afretada pela companhia e operada pela Modec do Brasil já se encontrava com a produção interrompida desde julho de 2018 para processo de descomissionamento (desativação da unidade).
No início do mês, a Petrobras assinou contrato com a empresa aeroespacial Telespazio Brasil, subsidiária da empresa italiana Leonardo, para o monitoramento via satélite dos campos de produção na Bacia de Campos. O objetivo é de detectar eventuais vazamentos de óleo resultantes das operações de exploração e produção.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Aldir Sales

    [email protected]