Uma visão ampla sobre segurança
28/04/2019 12:42 - Atualizado em 28/04/2019 12:44
É com satisfação e alegria que hoje me apresento como novo colunista da Folha da Manhã. Uma grande oportunidade de poder falar diretamente com vocês leitores e leitoras sobre segurança pública de uma forma diferente, tendo em foco o interesse da sociedade e trazendo uma visão ampla sobre o tema. Antes de apresentar esse novo projeto que se materializará nas próximas semanas com a publicação das colunas aos sábados, farei uma breve apresentação e a razão de eu estar aqui.
Meu nome é Roberto Uchôa de Oliveira Santos, mas costumo assinar simplesmente como Roberto Uchôa. Sou carioca, policial federal, especialista em segurança pública pela UFF, mestrando em Sociologia Política na UENF, bacharel em Direito pela UERJ, pesquisador do NUC/UENF, associado ao Fórum Brasileiro de Segurança Pública e um entusiasta quando o tema é segurança.
Casado, escolhi Campos para viver há 10 anos. Aqui, tive um casal de filhos e hoje me considero campista por adoção. Desde que cheguei, a questão da segurança pública tem se agravado na região como em todo país. A cidade tem índices de homicídios altíssimos e uma sensação de insegurança constante.

Após anos de experiência na área, tive a certeza de que as reformas necessárias não iriam ocorrer no interior das corporações e por isso fui estudar questões relativas ao tema e como solucionar seus problemas. Aliar essa experiência de 16 anos na polícia com estudos acadêmicos, foi a melhor forma de conseguir apresentar possíveis saídas para ter a segurança pública que a sociedade deseja, precisa e merece.

Esse é o objetivo principal desse espaço. Agregar com algo construtivo, tecer críticas quando necessárias, mas também pontuar ações que tenham êxito. Através dos olhos de quem vive e estuda a segurança pública, pretendo levar aos leitores algumas reflexões e possíveis soluções para esse tema tão complexo que parece coibir nossa liberdade de ir e vir. Então, nos vemos no próximo sábado. Até breve!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Roberto Uchôa

    [email protected]

    Especialista em Segurança Pública, mestrando em Sociologia Política e policial federal