Congele o Atum
- Atualizado em 27/04/2019 06:43
Segundo pesquisas da Secretaria de Abastecimento de São Paulo, deve-se congelar o atum antes de consumi-lo cru. 
A Biomédica Eliana Pinheiro, pesquisadora de sanidade de pescados, afirma que mais de 10% das amostras de atum vendidos em São Paulo estavam contaminadas por Campylobacter jejuni
Essa enterobactéria pode causar quadros de gastroenterites, que podem ser graves em idosos, crianças e pessoas com alguma condição debilitante. 
Indivíduos que consumam o pescado cozido, grelhado ou frito não precisam se preocupar, uma vez que a bactéria é susceptível ao calor. 
Mas aqueles que o consomem cru, devem congelar, degelar e só e então fazer o consumo. O C. Jejuni é sensível ao frio e o processo de congelamento evita a sua proliferação no pescado.
Dicas na compra:
_os olhos do atum fresco ocupam todo o espaço da órbita e com a perda da sanidade, os olhos tendem a "afundar e encolher" deixando espaços na órbita ocular.
_Os atuns são peixes de muito pouca escama, que são pequenas e se concentram na cabeça do peixe. Se estiverem soltando com facilidade, não compre.
_A coloração das brânquias deve oscilar entre rosa e vermelho e a carne deve ser firme ao toque.
Além desses cuidados deve-se evitar ofertar alimentos de origem animal in natura crus a crianças menores de 6 anos, sob o risco de toxinfecções alimentares graves.
E outra questão...já vi em supermercados da região "atuns" em gôndolas, que na verdade eram parentes como bonito-do-atlântico, albacora ou bonito-serra...peixes com valor comercial e paladar bem inferiores, mas aparência similar.
O atum mais valorizado para consumo é o azul, que custa fortunas seguido pelo yellowfin:
googlesearch
 
 
 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Leonardo Gama

    [email protected]