Tomate e Câncer de Próstata
- Atualizado em 05/04/2019 14:53
googlesearch
Vários artigos tem sido publicados sobre a relação inversa entre o consumo regular de tomate e o desenvolvimento de câncer de próstata.
Os últimos dados sugerem fortemente, que comer um tomate e meio por dia, reduz em até 30% o risco de surgimento dessa temível patologia.
Os primeiros estudos consideraram dados epidemiológicos:
"os países onde há menor incidência de câncer de próstata são os que mais valorizam o tomate na alimentação diária" afirmam pesquisadores do INCA. 
Grécia e Turquia lideram as estatísticas positivas. E o consumo médio de tomates fica em torno de 3 tomates por dia/habitante do sexo masculino.
No Brasil a estimativa é de um tomate a cada 3 dias...mas convenhamos os preços recentes do fruto não ajudam...
O licopeno é o provável fator protetor presente nos tomates, bem como em outros frutos vermelhos e roxos. No entanto pesquisas indicam que o licopeno do tomate apresenta absorção mais eficaz. 
Principalmente o licopeno presente em molhos, pois o aquecimento moderado parece melhorar a disponibilidade do licopeno. 
E não trata-se apenas de câncer de próstata; mamas e ovários também estariam beneficiados.  
Uma dica: faça molho de tomates caseiro!
Basta refogar 2 dentes de alho amassados, duas cebolas médias picadas em 3 colheres de sopa de azeite extravirgem (não deixe fazer fumaça), uma colher de chá rasa de sal marinho, duas folhas de manjericão.
Acrescente 1 kg de tomates maduros picados sem sementes e meio copo de água (100 ml). Após 15 minutos em fogo brando está pronto.  
Pode-se usar uma colher de chá rasa de açúcar mascavo para reduzir a acidez. 
Os molhos industrializados também apresentam o licopeno, mas no extrato de tomates encontra-se as maiores concentrações: 18 mg de licopeno em 3 colheres de sopa rasas.
Agora vamos torcer para o preço cair...7,00 reais o quilo é complicado...

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Leonardo Gama

    [email protected]