Betinho Dauaire lança Franquis pré-candidato a prefeito de SJB
22/04/2019 11:34 - Atualizado em 22/04/2019 11:35
Ex-prefeito de São João da Barra, Betinho Dauaire concedeu entrevista à Folha, publicada no último dia 16 (aqui), na qual falou sobre o histórico da família na política sanjoanense e fez projeções para 2020. Questionado sobre a corrida eleitoral do ano que vem, Betinho não colocou seu nome no páreo novamente. Não descartou uma candidatura do seu filho, o deputado estadual Bruno Dauaire (PSC), mas diz que “é importante Bruno continuar na Alerj [Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro]”. Contudo, Betinho não deixou de lançar um nome do seu grupo para o pleito de 2020. O escolhido é o vereador Franquis Areas (PR), aliado de longa data da família Dauaire.
— Está aí um nome que eu gostaria que vocês observassem de perto, o Franquis Areas. Mora no município de SJB, tem experiência no Executivo, já que foi secretário de Transporte, vereador no terceiro mandato, tem experiencia na iniciativa privada, empresarial e é um político que mantém uma média comportamental, fidelidade muito grande. Acho que é um nome que vocês têm de observar mais de perto. Hoje o nome de Bruno Dauaire, a gente sente que está na boca do povo da oposição. Fui eu, foi Carla, são ciclos. O nome de Franquis tem que ser observado mais de perto por vocês — afirmou Betinho.
O cenário em SJB fica indefinido por conta de um processo eleitoral que se arrasta desde 2012. A prefeita Carla Machado (PP) está condenada em duas instâncias na ação eleitoral decorrente da operação Machadada. Ela e seus aliados têm esperança de reverter a pena de oito anos de inelegibilidade, com recurso a ser julgado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Com Carla podendo ser candidata, com a máquina na mão, ela se torna franca favorita. Sem Carla, a eleição é outra, sobretudo se não houver coesão do seu grupo em relação a um nome para a sucessão.
Questionado se em um possível cenário sem Carla levaria a família Dauaire a colocar o nome na disputa, Betinho respondeu: “Na verdade, se você quiser escolher seus adversários, não é democracia. Nós nunca tivemos esse receio. E ela [Carla] também nunca teve esse receio. É por isso que, talvez, esteja aí, uma certa magia na polarização política de SJB”. Dauaire ainda lembrou dos movimentos para candidaturas de terceira via em SJB, citando nomes como o advogado Juliano Rangel e o radialista Emilson Amaral.
— Sempre existe uma vontade de uma terceira via, para fugir dessa polarização. Essa terceira via vem ensaiando desde 1996, com nomes diferentes, mas como SJB é uma cidade com eleição em um turno só, tem suas dificuldades. Mas, sempre com nomes que merecem o nosso respeito. Agora, quem faz essa polarização, que essa terceira via tenta combater, é o próprio eleitor. Não é o Betinho, nem a Carla. (...) Citam vários nomes na terceira via também, como Emilson Amaral, doutor Juliano... Nomes que, em algum momento, tiveram participação na política de SJB.
As movimentações no tabuleiro político de SJB apenas começaram, muita água vai rolar até as convenções do próximo ano.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Arnaldo Neto

    [email protected]