Tempo de Recomeçar...
- Atualizado em 26/04/2019 13:40
A origem da comemoração da Páscoa remonta muitos séculos atrás. O termo “Páscoa” tem origem religiosa que vem do latim Pascae. Na Grécia Antiga, este termo também é encontrado como Paska, porém sua origem mais remota é entre os hebreus, onde aparece o termo Pesach ou Peseach, cujo significado é passagem. A celebração da páscoa retrata muitos momentos, mas dois momentos merecem ser analisados: a morte e a ressurreição. Eles nos levam a refletir sobre os desafios que a vida nos impõe, pois temos duas opções: focalizar a morte ou nos alegrar com a ressurreição.
Certamente somos conscientes da celebração da ressurreição de Jesus, mas não sabemos se todos sentem esse milagre acontecer em suas vidas. Percebe-se que muitos continuam diante do Jesus crucificado. Pois, apesar da mensagem da ressurreição, muitos continuam, por causa dos mais diversos problemas e dificuldades, sem razão para viver. As tensões, as angústias, as depressões, a violência, a doença, as mudanças e tantas outras dores e contratempos transformam a vida, de muitos, numa eterna crucificação, num eterno muro de lamentações! Lamentar-se, entristecer-se é focalizar a morte. Todavia, é essencial transformar esse sentimento de morte em vida, em ressurreição. Creio que é possível transformar o sofrimento em uma vida plena de sentido. Cheia de realizações. A diferença está em administrar os sofrimentos no interior e acreditar que, a partir dele, algo de muito melhor irá acontecer. Fácil é condenar... difícil é amar... Sentir o perfume de Jesus...
Para ilustrar essa concepção há um exemplo de como o sofrimento se transforma em uma vida plena de sentido: “Um corpo estranho penetra na concha, ferindo-a. A areia áspera machuca sua carne. A concha sofre. A concha tenta expelir o intruso e fracassa. O grão de areia fixou-se. A dor não pode ser eliminada. Então o animal, a partir do âmago da sua natureza, busca a força para transformar o sofrimento em triunfo. Do sofrimento e da aflição, da seiva de suas lágrimas, surge, em longos processos de crescimento interior, a PÉROLA. Um objeto tão precioso e admirado!”
Assim surge a pergunta: como transformar o sofrimento em uma pérola? Existe, dentro de nós, um âmago chamado Jesus. Um Deus que venceu a morte e fez ressurgir a vida. E é esse Deus que nos dá a força para transformar o sofrimento em uma vida plena de sentido. Transformar o sofrimento significa mudar. Entendo que amar consiste em amar o todo, respeitando as diferenças. Amar significa respeitar e tolerar sentimentos ambivalentes, frustrações... Saber transformar o sofrimento em uma vida plena de sentido significa deixar alguém te amar, deixar alguém te cuidar, deixar alguém te proteger. Temos a obrigação de fazer ressurgir o belo, bonito e maravilhoso que existe dentro de cada um de nós. E quem se sente amado por Deus encontra a força para transformar sofrimento em pérola... Espalhe o perfume de Jesus!!!
Há um provérbio que diz: "Não podemos evitar que os pássaros da preocupação e da aflição sobrevoem nossas cabeças, porém podemos impedir que façam ninhos em nossos corações".
Portanto, não podemos ficar estagnados na sexta-feira da paixão, mas devemos lembrar que Jesus vive para que possamos viver. Ressurreição quer dizer levantar-se sempre de novo, trilhando novos caminhos. Somos protagonistas de nossa vida e não espectadores. E, como ela é feita de instantes, não pode nem deve ser medida em anos ou meses, mas em minutos e segundos.
Celebrar a Páscoa deve ser momento de reflexão, mas também de profunda alegria! Vamos vivenciar com renovada alegria a experiência de Maria Madalena e dos apóstolos que foram ao sepulcro, e ouviram com emoção: “Por que buscais entre os mortos aquele que está vivo? Não está aqui, mas ressuscitou!” (Lc 24,5-6). A Páscoa é uma das celebrações mais importantes da humanidade, pois ela revela que temos um Deus apaixonado por nós, que partilhou conosco o seu bem mais precioso, seu filho muito amado! A cruz não faz vencidos nem vencedores... Faz-nos IRMÃOS... Podemos escolher ser o Judas que traiu, ser Pedro que negou, ou ser Verônica que enxugou o rosto de Jesus... A escolha é sempre nossa... Esse é o milagre da vida! Desejo um Jesus Vivo em todos os nossos atos num coração misericordioso, cordes significa (coração), olhar para o outro com o coração... E então teremos um mundo melhor... Uma Páscoa de paz e de reflexão para todos nós... Jesus está vivo entre nós! Deixemos então que a Páscoa aconteça em nossos corações, pois é o momento de sair do lugar, da rotina... de transformar... de trocar uma vida gasta e empoeirada por um modo novo de ser e de viver... é ajudar mais gente a ser gente, é viver em constante libertação, é crer na vida que vence a morte. Páscoa é renascimento, é recomeço, é uma nova chance para melhorar as coisas que não gostamos em nós e sermos mais felizes! Uma boa e Feliz Páscoa! Então desejo que você SINTA e ESPALHE o perfume de Jesus por onde for...
 
 
Com afeto,
Beth Landim

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Elizabeth Landim

    [email protected]