Amigos...
- Atualizado em 05/04/2019 12:27
 
 
Confúcio falava que para conhecermos os amigos é necessário passar pelo sucesso e pela desgraça. No sucesso, verificamos a quantidade e, na desgraça, a qualidade. Porém, eu particularmente, discordo em parte desta afirmação. Para mim o verdadeiro amigo é aquele que fica feliz com a sua felicidade, com o seu sucesso, com a sua realização. É muito mais difícil ficarmos felizes com a felicidade do outro, sem fazermos comparações, sem termos uma pontinha de ciúme ou inveja. Este total desprendimento, só é alcançado quando a amizade é genuinamente sincera! É lógico que precisamos dos amigos para as horas tristes ou incertas, pois para que serve um “candeeiro” se for para ficar escondido embaixo da cama!? O candeeiro serve para clarear e iluminar, assim são os amigos nas horas difíceis! Amigos nos proporcionam discernimento, fé, luz, companhia, energia, mesmo no silêncio. Um silêncio tão confiante, que diz: “Estou com você para o que der e vier!”
Ter um amigo é falar sem precisar pensar antes, é poder pensar alto e não ter censura, é ser você mesmo em total liberdade e sintonia com seus valores e desejos. É saber respeitar a individualidade e as escolhas do outro. Ser amigo é ter bom senso, mas, acima de tudo, ter um olhar sempre de esperança.
Existe um texto de William Shakespeare, intitulado “Amigo” que expressa belissimamente o verdadeiro sentido da amizade, enfatizando a diferença entre ela e o amor...
“O amor é mais sensível, a amizade mais segura. O amor nos dá asas, a amizade o chão. No amor há mais carinho, na amizade compreensão. O amor é plantado e com carinho cultivado, a amizade vem faceira, e com troca de alegria e tristeza, torna-se uma grande e querida companheira. Mas quando o amor é sincero ele vem com um grande amigo, e quando a Amizade é concreta, ela é cheia de amor e carinho. Quando se tem um amigo ou uma grande paixão, ambos sentimentos coexistem dentro do seu coração.”
Fazer amigos verdadeiros é a chance que Deus nos dá de escolher uma segunda família! E família é isso, a intercessão do amor e da amizade, regada pela fraternidade e pelo companheirismo.
Os amigos preenchem nossas vidas, nossos dias alegres e tristes! Amigos são como um tesouro precioso que precisamos guardar bem no fundo do coração, num lugar muito especial!
Entretanto existem amigos de todos os tipos e tamanhos: uns são GRANDES, outros, nem tanto, porém não importa o tamanho, os verdadeiros amigos sempre respeitarão seu modo de ser, mesmo que diferente. Eles estarão lá quando você precisar de um ombro amigo ou de um grande abraço. Um verdadeiro amigo se interessa por você como você realmente é. Eles enxergam além do preto e branco para descobrir suas verdadeiras cores, mas, às vezes, basta um olhar para fazer a sua própria música, para ir contigo para qualquer lugar, para te dar muito amor. Cultive seus amigos! Cultivar amigos demanda muito esforço, demanda tempo, mas vale à pena! Afinal, são desses encontros que virão as melhores lembranças de nossas vidas. Cultivar amigos é preservar a vida. É abrir espaço para a compreensão. É se descobrir generoso. É jamais se sentir sozinho. É agradecer os momentos juntos e preservar essa amizade com amor e carinho.
Amigos podem ser amigos para a vida inteira, por isso, pratique com eles a paciência e a tolerância, porque bons amigos são difíceis de se achar, difíceis de deixar, e sobretudo, impossíveis de se esquecer!!!
Nos diz Saint Exupéry que ... "Cada um que passa em nossa vida, passa sozinho, pois cada pessoa é única e nenhuma substitui outra. Cada um que passa em nossa vida, passa sozinho, mas não vai só nem nos deixa sós. Leva um pouco de nós mesmos, deixa um pouco de si mesmo. Há os que levam muito, mas há os que não levam nada. Essa é a maior responsabilidade de nossa vida, e a prova de que duas almas não se encontram ao acaso."
Dê valor as pessoas enquanto elas estão por perto… pois saudade não será motivo suficiente para que elas voltem… O ideal é ser feliz e não perfeito.
Desejo a todos os meus amigos um bom fim-de-semana pleno de paz e de harmonia!
Com afeto,
Beth Landim

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Elizabeth Landim

    [email protected]