Ponto Final - Confirmações e especulações em mudanças no governo Rafael
19/03/2019 08:47 - Atualizado em 25/03/2019 17:03
Abdu na Saúde
Algumas das mudanças no governo Rafael Diniz (PPS), que circulam nas redes sociais há alguns dias, serão confirmadas nos próximos dias. Outras, porém, não passam de especulações — ao menos por agora. No último dia 13, Christiano Abreu Barbosa anunciou em seu blog, Ponto de Vista, hospedado no Folha 1: “Abdu Neme (PR) será o novo secretário de Saúde da Prefeitura de Campos”. O médico e vereador sairá da Câmara Municipal não só para assumir a secretaria, como também a Fundação Municipal de Saúde. Sua nomeação será publicada no Diário Oficial desta quinta-feira (21).
Outra confirmação
Abdu já foi muito ligado politicamente a Anthony Garotinho (sem partido). Foi ele o médico que assistiu pessoalmente o ex-governador em sua greve de fome em 2006, quando Garotinho ainda sonhava em ser presidente da República. Mas o vereador não será o único ex-garotista a migrar ao governo Rafael. Outro que será nomeado nos próximos dias é o empresário Marco Soares. Após já ter sido secretário municipal de Defesa Civil no governo municipal de Rosinha Garotinho, ele agora irá para a subsecretaria de Governo de Rafael.
Especulações
Apesar das especulações, os médicos Paulo Hirano (PR) e Edson Batista (PTB) não vão integrar, pelo menos agora, o governo Rafael. Hirano foi o combativo líder do governo Rosinha na Câmara de Campos, quando a Casa era presidida por um Edson conhecido por sua fidelidade a Garotinho. Edson teve uma conversa recente com Marcão Gomes (PR), secretário municipal de Desenvolvimento Humano e Social. Já Hirano falou com Abdu. O resultado foi aproximação política. Edson e Hirano não aterrissarão agora no governo. Mas os ventos de 2019 apontam mudanças meteorológicas para 2020. No horizonte garotista, já são ouvidas trovoadas.
Possibilidades
Desde as primeiras mudanças deste ano no governo Rafael Diniz, com a ida de Marcão para a secretaria de Desenvolvimento Humano e Social — no lugar de Sana Gimenes, que assumiu a Fundação Municipal da Infância e da Juventude —, muitas especulações começaram a circular nas redes sociais. E, realmente, existem mais mudanças para acontecer. Entre elas, na superintendência de Postura.
Na Câmara
Hoje é dia da posse de Rosilani do Renê (PSC), às 15h, na Câmara de Campos. Ela já participa da sessão que acontece logo depois, as 17h. A vaga foi aberta com a saída de Marcos Bacellar (PDT), por entendimento do Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Como esta coluna já antecipou, que também pode se preparar para posse é Marcella Almeida (PR). Mesmo sendo oitava suplente da coligação, chegará ao cargo com a saída de Abdu e devido à condenação de sete candidatos do seu grupo político em 2016.
Expectativa
Servidores da Prefeitura de São João da Barra vivem a expectativa do reajuste salarial. No município, a chama data base é em março. Caso seja concretizado, o reajuste salarial anual é concedido aos servidores públicos municipais efetivos, abrangendo os ativos, inativos e pensionistas. Até a tarde de ontem, nenhum projeto, que deve ser de autoria do Executivo, havia chegado ao Legislativo municipal. O pagamento deste mês está previsto para acontecer até o último dia útil. O que ainda não se sabe é se será ou não com reajuste.
No Porto
O contrato da com a norueguesa Equinor não foi a única boa notícia para o Porto do Açu ontem. A Gás Natural Açu (GNA) obteve autorização do Ministério de Infraestrutura e da Agência Nacional do Petróleo (ANP) para a construção do Terminal de Regaseificação de GNL (Gás Natural Liquefeito), que é parte do Complexo Termelétrico que a GNA constrói no Porto do Açu. O terminal será flutuante, com a instalação de um FSRU, um braço de descarregamento e um gasoduto de 24 polegadas com aproximadamente 3km. Concedida pela ANP na sexta, a autorização foi publicado no DO de ontem.
José Renato

ÚLTIMAS NOTÍCIAS