Ponto Final - Ex-prefeito reclama da ausência de foto na galeria
12/03/2019 10:02 - Atualizado em 19/03/2019 16:16
Retrato
Em tempos de rede social, um simples detalhe pode se tornar, de uma hora para outra, uma crise sem tamanho. Foi assim ontem, quando começou a circular uma imagem da galeria dos ex-prefeitos de Campos, localizada no hall de entrada do prédio da Prefeitura. A imagem mostra a falta de duas fotos: de Anthony e Rosinha Garotinho. O primeiro foi prefeito por duas vezes — entre 1989 e 1992; e 1997 a 1998. A esposa também cumpriu dois mandatos, mas consecutivos — de 2009 a 2016.
 
 
Em branco e preto
Rosinha foi sucedida pelo atual prefeito Rafael Diniz, que recebeu 151.462 votos e saiu vitorioso no primeiro turno sobre os demais candidatos, inclusive o apoiado pelos Garotinho — o então vice-prefeito Dr. Chicão. Desde então, e bem antes disso, a disputa política entre os dois grupos permanece acirrada e qualquer motivo é motivo. A imagem da galeria sem a foto dos dois ex-prefeitos repercutiu amplamente nas redes sociais, principalmente através dos compartilhamentos do casal Garotinho.
 
 
Resposta
Em nota, a Prefeitura negou qualquer tipo represália: “É leviandade pensar que a atual administração retirou qualquer quadro por ‘picuinha’. O quadro do ex-prefeito Anthony Garotinho foi retirado da galeria para reparos, uma vez que, na semana passada, foram detectadas rachaduras no vidro. Assim como será reparado o quadro do ex-prefeito Sérgio Mendes. A foto da ex-prefeita Rosinha Garotinho, que ainda não integrava a galeria, será incluída”.
 
 
Por quê?
No governo Rosinha, por muitos meses a galeria dos ex-prefeitos ficou sem a foto de seu sucessor, Alexandre Mocaiber. Pode ter repercutido menos, até porque os tempos eram outros. Mas pegou tão mal quanto agora. E, mesmo entendendo a explicação da Prefeitura, fica o questionamento: com tantos problemas enfrentados pela atual administração, não houve quem pensasse que a falta destas duas fotos, de maneira simultânea, geraria mais? Desnecessário.
 
 
Mulheres
A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) realizou, ontem, uma sessão de homenagens a mulheres de destaque em várias áreas, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março. Entre as homenageadas no evento, promovido pela Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, está a ex-vereadora Odisseia Carvalho, agraciada com 16º edição do Diploma Mulher Cidadã Leolinda de Figueiredo Daltro.
 
 
Defesa
Odisseia Carvalho, ex-presidente do PT em Campos, ocupou o cargo de Assessora Especial na Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, onde pôde desenvolver políticas públicas voltadas para qualificação, empoderamento das mulheres brasileiras e combate à violência doméstica, através da implantação da Lei Maria da Penha.
 
 
Clima
A forte chuva que caiu em São Paulo ontem também deixou Rio de Janeiro em alerta. Já em Campos, apesar de o céu indicar um forte temporal, inclusive com raios e relâmpagos, caiu apenas algumas gotas finas, pelo menos na área central do município. Para hoje, a previsão em Campos é de pancadas de chuva com 80% de probabilidade. A temperatura varia entre 24ºC e 33ºC.
 
 
Cuidado
Mesmo a Prefeitura de Campos tendo feito o trabalho de reposição das canaletas no Boulevard Francisco de Paula Carneiro, mais conhecido como Calçadão, no ano passado, é possível ver que algumas partes já não estão mais lugar e oferecem risco para os pedestres que passam pelo Centro. Na esquina das ruas João Pessoa com Treze de Maio, o perigo é grande.
 
 
Parceria
O Programa Saúde na Escola e o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Campos vão levar ações de combate ao Aedes às escolas municipais. Amanhã, a partir das 9h, o Dia D vai acontecer com os alunos da Escola Municipal 29 de Maio, na Pecuária. A parceria para o combate ao mosquito atende a uma demanda do Ministério da Saúde e da secretaria estadual de Saúde. Os setores se reuniram no mês de fevereiro para tratar da parceria.
José Renato

ÚLTIMAS NOTÍCIAS