TSE retoma visitações ao Museu da Corte
23/03/2019 17:56 - Atualizado em 25/03/2019 17:13
Direcionado a alunos dos ensinos fundamental e médio das redes pública e particular, o Programa Educativo do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) retomará as visitações ao Museu da Corte na próxima terça-feira (26), com estudantes e professores do Centro de Ensino Fundamental nº 13 de Ceilândia, cidade do Distrito Federal. Um segundo grupo da mesma escola fará a visitação na quinta-feira (28).
Os participantes conhecerão a exposição “Eleições no Brasil: a conquista da transparência e da legitimidade”, que contempla toda a história das eleições no país, desde os tempos coloniais até os dias de hoje. Após a visita, os alunos participarão de uma oficina educativa, na qual serão convidados a refletir sobre o conteúdo visto na mostra. Além disso, terão contato com a urna eletrônica e participarão de uma votação simulada no equipamento.
Segundo números da Coordenadoria de Biblioteca e Museu do Tribunal, em 2018, a iniciativa recepcionou 442 visitantes, sendo 402 alunos e 40 professores. Eles conheceram as exposições “20 Anos da Urna Eletrônica”, entre 17 de maio e 19 de junho, e “Eleições no Brasil: a conquista da transparência e da legitimidade”, de 18 de setembro a 13 de novembro.
A ação educativa foi amplamente elogiada nos formulários de avaliação preenchidos pelos visitantes do último ano. Como destaques do programa, foram ressaltados aspectos como dias e horários das visitas, distribuição de lanche, tamanho das turmas de visitação, duração dos encontros, atendimento, conteúdo, oficina educativa, experiência com a urna eletrônica e aplicabilidade do conteúdo em sala de aula.
Outro aspecto ressaltado por alunos e professores foi a disponibilização de transporte por parte do Tribunal para as escolas públicas interessadas. Segundo eles, a facilidade contribuiu para o aumento do interesse das instituições de ensino pela ação, já que muitas não podem custear as despesas do deslocamento dos estudantes ao Museu do TSE.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS