Novo presidente do TRE toma posse
12/03/2019 11:38 - Atualizado em 13/03/2019 17:35
Divulgação
Em sessão solene realizada na noite desta segunda-feira (11), o desembargador Carlos Santos de Oliveira foi eleito por aclamação para a presidência do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ). O novo presidente disse que quer dar impulso ao cadastramento biométrico dos eleitores do Estado. “Vamos garantir condições para que seja alcançada a meta definida pelo Tribunal Superior Eleitoral, de termos 100% dos eleitores com biometria até 2022”, anunciou.
Para iniciar um amplo processo de conscientização sobre a importância da biometria para as eleições, o desembargador Carlos Santos espera contar com o apoio da sociedade. O diálogo com o cidadão é fundamental”, argumentou. Na mesma solenidade, tomaram posse o desembargador Cláudio Brandão de Oliveira, como vice-presidente e corregedor regional eleitoral, e o juiz Paulo César Vieira de Carvalho, como desembargador eleitoral.
Após dizer que o país vive um “momento político sensível”, Cláudio Brandão afirmou que “a força da democracia não está apenas na escolha dos representantes pela maioria, mas também se mede pela capacidade de garantir o bem-estar dos mais fracos, de governar para todos”.
O desembargador Carlos Santos de Oliveira ocupava, desde dezembro de 2017, os cargos de vice-presidente e corregedor do TRE-RJ. Iniciou a sua carreira como defensor público em 1985 e ingressou na magistratura em 1991. Na Justiça Eleitoral, foi juiz auxiliar da presidência, juiz eleitoral no Rio de Janeiro entre 1998 e 2002, e membro substituto do TRE-RJ, no biênio 2012 a 2014. Atualmente, é desembargador da 22ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro. Na vida acadêmica, possui graduação em Direito pela Universidade Gama Filho e mestrado pela Uerj. É professor da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e da Escola da Magistratura do TJ.
Estiveram presentes à sessão solene diversas autoridades, como o presidente do TJRJ, desembargador Claudio de Mello Tavares; o governador Wilson Witzel; o presidente da Alerj, deputado André Ceciliano e a presidente da Associação de Magistrados do Brasil (Amaerj), juíza Renata Gil. (S.M.) (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS