Campos faz mobilização no Dia Mundial da Luta Contra a Tuberculose
25/03/2019 12:56 - Atualizado em 26/03/2019 14:41
Divulgação - Supcom
Em lembrança ao Dia Mundial da Luta Contra a Tuberculose, o programa municipal de controle da doença, da secretaria municipal de Saúde (SMS), realizou, nesta segunda-feira (25), um lanche para os pacientes no Centro de Referência Augusto Guimarães, sede da unidade. O tema da campanha é "Com apoio de todos vamos acabar com a tuberculose", cujo enfoque é a atenção aos sintomas iniciais para o controle da doença.
Durante o café da manhã, a equipe também realizou a divulgação da campanha e orientou a população, por meio de panfletagem, quanto aos cuidados, sintomas e tratamento da tuberculose, alertando que o mais importante é o diagnóstico precoce que possibilita um tratamento mais eficaz.
— Atualmente, temos 146 pacientes em tratamento no município e, anualmente, recebemos cerca de 280 novos pacientes. A informação sobre a doença é fundamental para o diagnóstico precoce — destacou a coordenadora do programa, Veronica Verdano.
O Programa de Controle da Tuberculose funciona anexo ao Hospital Geral de Guarus (HGG) e recebe amostras de escarro de segunda a sexta-feira, a partir das 7h. Entre 2018 e início deste ano, foram realizados mais de quatro mil exames para detectar a doença.
Tuberculose é uma doença causada pelo bacilo de Koch que afeta vários órgãos do corpo, mas principalmente os pulmões, sendo transmitida pelo ar quando o paciente tosse, fala ou espirra. O risco de transmissão da doença é potencializado em locais com maior aglomeração de pessoas. Após duas semanas de tratamento, o paciente deixa de transmitir a doença.
Os principais sintomas da tuberculose são tosse por mais de três semanas com ou sem catarro, cansaço, emagrecimento, febre e suor noturno. Qualquer pessoa com estes sintomas deve procurar uma unidade de saúde para fazer o diagnóstico e, caso seja confirmada a doença, o tratamento deve ser iniciado imediatamente de modo que a cadeia de transmissão seja interrompida. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS