Morre no HEAA o jornalista Jorge Luis dos Santos
23/03/2019 19:49 - Atualizado em 25/03/2019 15:41
Faleceu na tarde deste sábado (23), no Hospital Escola Álvaro Alvim, em Campos, o jornalista e ex-presidente da extinta Fundação Zumbi dos Palmares, Jorge Luiz Pereira dos Santos. Jorginho, como era chamado, estava lutando contra um câncer desde dezembro do ano passado. Durante o tratamento, amigos fizeram por diversas vezes campanhas de doação de sangue. A notícia foi divulgada no blog “Na curva do Rio”, da jornalista Suzy Monteiro, hospedado no site Folha 1. Ele deixa três filhos — Lívia, Jorge e Liliam — e viúva, Jane. O velório acontece no Teatro Municipal Trianon até as 12h deste domingo e o sepultamento, às 14h, em Barra do Itabapoana.
Formado na turma de Jornalismo em 1984, na Faculdade de Filosofia de Campos (Fafic) Jorginho tinha 58 anos e, entre outras atividades, foi assessor da Câmara de Campos. Ele também comandou, por anos, um dos programas de maior sucesso do rádio, à época: “De Olho na Cidade”, ao lado do então publicitário e hoje psicólogo João Oliveira. Mais tarde ele atuou em programa de TV, com mesmo nome, desta vez ao lado do filho de João, o atual superintendente de Postura de Campos, Victor Montalvão.
Amigos, como o jornalista Ricardo André Vasconcelos, lamentaram a morte de Jorginho.
— Era um amigo da vida inteira. Do curso de jornalismo, do grupo de teatro, de ‘A Notícia’ e de mesa, lado a lado na redação da Folha da Manhã. Estivemos a maior parte da vida perto um do outro e me honrou ao me dar seu único filho homem, o Jorginho, para ser padrinho. Do nosso ciclo mais restrito de amigos, achava que Jorge seria o último a partir, tal o seu bom humor, criatividade, generosidade. Deus talvez seja egoísta e leve os melhores primeiros... Vá entender... — lamentou o amigo, que revelou que Jorginho deixou um texto de teatro pronto, de nome "As Virgens do Parque Aurora".
O jornalista e ex-vereador Mauro Silva, também exaltou o bom humor de amigo. "Jorginho era um grande amigo de todas as horas, companheiro de todas as horas. Pessoa alto astral. Fui visitá-lo no hospital e ele ainda brincou: 'agora você sabe onde me encontrar'. Vai fazer muita falta, tanto como amigo quanto profissional. É uma perda. Lamentável"
Ao final de sua publicação, a jornalista Suzy Monteiro também deixou sua homenagem. “Uma pessoa de ótimo caráter, de educação ímpar e excelente profissional, Jorginho fará falta e deixa o jornalismo de Campos de luto. À família, meus mais sinceros sentimentos.”
Cilênio Tavares, ex editor-chefe da Folha da Manhã, falou do profissional que deixa uma lacuna na profissão. “Jorginho, além de um grande profissional, era muito querido pela categoria. Ele era um cara do bem e da turma que sempre procurava apurar as matérias com profundidade, então é uma perda muito significativa para a categoria. Numa hora que estamos precisando muito de gente como o Jorginho, a gente lamenta.”
O atual superintendente de Igualdade Racial, superintendência originada da Fundação Zumbi dos Palmares, a qual Jorginho foi o último presidente, Rogério Siqueira, falou sobre a perda ao jornalismo e ao Movimento Negro. “Eu e Jorginho éramos, para além de colegas de profissão, amigos. Conheci Jorginho quando ainda era estagiário de jornalismo e ele, como pessoa brilhante e erudita que era, me deu muita dica, me ensinou muita coisa. A gente tinha discussões muito interessantes, porque a gente tem linhas de pensamento político, diferentes, mas sempre tivemos o mesmo objetivo, que era criar oportunidades, para negros e negras, que não têm oportunidades nessa realidade muito complicada que o negro brasileiro vive. Jorginho me ensinou muito sobre as questões de igualdade racial. É uma perda enorme para o Movimento Negro e também para o jornalismo, porque ele era um grande jornalista e tinha uma cultura muito ampla, como poucos têm. Transmito meus sentimentos à família e com certeza é um dia de muita tristeza para todo mundo que milita na igualdade racial, no Movimento Negro.”
A Associação de Imprensa de Campos (AIC), publicou nota de pesar. “É com imenso pesar que a Associação de Imprensa Campista se manifesta diante da triste notícia do falecimento do jornalista Jorge Luiz Pereira dos Santos, carinhosamente chamado de Jorginho. Ele, que era muito querido por todos, passou por diversos órgãos de comunicação, seja em assessoria, jornal e rádio. A AIC acompanhou a sua luta de guerreiro para superar a doença que infelizmente o vitimou neste sábado. Dele, ficará o exemplo de determinação, competência e amizade. A imprensa e toda sociedade perdeu uma grande pessoa e um dedicado profissional. A AIC se solidariza neste momento de dor, nos solidarizando com seus familiares e amigos, ratificando nosso voto de pesar pela lamentável perda.”

ÚLTIMAS NOTÍCIAS