Após trégua de 20 dias, Guarus volta a registrar homicídio
Camilla Silva 19/03/2019 16:53 - Atualizado em 20/03/2019 15:39
Depois de alcançar a marca histórica de 20 dias sem registro de homicídios, a região de Guarus voltou a fazer vítimas. Nesta terça-feira (19), um jovem, identificado como Elias dos Santos Gomes, de 18 anos, foi morto a tiros em um local conhecido como Curva do Areal, à margem da BR 356, entre o Parque Aldeia e o Parque Boa Vista. Este é o terceiro assassinato registrado em Campos no mês de março, o primeiro em Guarus. No ano, número chega a 33, segundo dados da Folha da Manhã. Os casos de homicídios, em 2018, levaram o município a ranking internacional que mede a violência.
A Polícia Militar informou que foi acionada por volta das 15h e encontrou a vítima no local já sem vida. Segundo a Perícia Técnica da Polícia Civil, o homem possui marcas de tiros na região do peito e rosto, além de marcas no joelho, o que caracterizaria crime por execução.
O delegado titular da 146ª Delegacia de Polícia (Guarus), Pedro Emílio Braga, informou que o caso já está sendo investigado, mas que no momento nenhuma informação será divulgada.
— A gente não trabalha atrás da marca, na verdade a marca vem como resultado do trabalho que vem sendo realizado e que continuará a ser realizado. Obviamente, ninguém tem a ilusão que, em um território conflagrado com facções, traficantes, e que vive uma situação econômica extremamente delicada, nós vamos conseguir erradicar o crime totalmente — afirmou Pedro Emílio.
Ele destacou, ainda, o trabalho realizado até o momento. “As tentativas de homicídio não são consideradas nessas estatísticas. Nos últimos 70 dias, foram cerca de 52 indiciados, somente em função do envolvimento com o crime de homicídios. Nós tiramos das ruas 21 autores de homicídios nas diversas operações que foram realizadas nesse período, num momento em que nos encontrávamos com índices de violência extremamente elevados. Com todo esforço e estratégia entre as polícias, a gente começa a colher os primeiros resultados de pacificação do território”, disse o delegado.
A equipe de reportagem tenta, desde segunda, contato com o comandante do 8º Batalhão de Polícia Militar (BPM), tenente-coronel Rodrigo Ibiapina, sem êxito. No entanto, em recente entrevista, o comandante, que assumiu o cargo em janeiro deste ano, destacou as ações implantadas em sua gestão e também atribuiu o trabalho integrado que refletiu na redução da criminalidade. “Janeiro foi um mês muito ruim para a segurança pública e diante desses números começamos a traçar estratégias. À Polícia Militar coube realocar o policiamento na área de Guarus, com reforço em cima da mancha criminal. Também foi aumentado o período de patrulhamento incisivo nas áreas mais críticas e, com isso, a gente foi reduzindo aos poucos os indicadores”, disse.
O corpo da vítima foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) de Campos e o caso registrado na 146ª DP, onde será investigado.
Campos entre as mais violentas - Campos está na 35ª posição das cidades mais violentas do mundo, conforme levantamento produzido pela organização Conselho Cidadão para a Segurança Pública e a Justiça Penal do México, divulgado na última semana. O município do Norte Fluminense, que já amargou a 19ª posição em 2016, subiu da 45ª posição em 2017, para 35ª em 2018, com 233 homicídios. A análise é feita a partir do número de homicídios dolosos ocorridos e só analisa cidades com mais de 300 mil habitantes.
 
 
 
 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS