Makhoul é homenageado na FMC
Daniela Abreu 16/03/2019 00:23 - Atualizado em 18/03/2019 17:59
As comunidades médica e acadêmica da Faculdade de Medicina de Campos (FMC) tiveram uma noite de aprendizado e comemoração, nesta sexta-feira, com a abertura da Jornada de Interiorização do Conhecimento, organizada pela Sociedade de Neurocirurgia do Rio de Janeiro (SNCRJ). O evento começou com uma noite de homenagens ao médico libanês Makhoul Moussallem, que foi professor da FMC por 41 anos, de 1973 a 2014, além de presidente por dois mandatos da Sociedade Fluminense de Medicina. O primeiro dia da jornada também contou com palestras, aula magna e mesa redonda. O encontro segue neste sábado.
Makhoul formou-se em medicina em 1969, na Universidade Federal Fluminense, em Niterói, apenas 14 anos após chegar ao Brasil, vindo com a família do Líbano. Em Campos, o médico implantou o primeiro pronto-socorro do município, na Santa Casa de Misericórdia, além de outros grandes feitos ao longo dos 50 anos de carreira. Entre as diversas homenagens da noite desta sexta-feira, o neurocirurgião ouviu agradecimentos e elogios daqueles que ajudou a formar na instituição.
— Dos quatro palestrantes, três são de Campos, estudaram aqui e foram meus alunos. No tempo aqui, iam comigo para hospital, entravam em cirurgia. O Rui disse: ‘Makhoul não ensinou só neurocirurgia a gente, ensinou a gente a ser gente’ e isso me deixou muito gratificado. Como formador de neurocirurgiões também já fui presidente desta sociedade, morando em Campos. Fui o terceiro presidente. Isso me engrandece muito, me deixa muito satisfeito e é, fundamentalmente, um exemplo para pessoas promoverem aqueles que fazem alguma coisa. Pra mim é motivo de pura alegria e sensação de dever cumprido — declarou.
Para o diretor da FMC, Edilbert Pellegrini, foi um momento de proporcionar aprendizado e de emoção com a homenagem a um grande nome da comunidade médica. “Esse é um evento ímpar. Junta a renovação de aprendizado com nossos ex-alunos, culminando com a homenagem a uma pessoa que, além de ser um ícone da neurocirurgia no nosso município, foi presidente da Fundação Benedito Pereira Nunes, fundador do Hospital Escola Álvaro Alvim, fundador da Unimed, em Campos. Uma pessoa como Makhoul Moussallem que tem uma história de vida que serve de exemplo, só serve de admiração, além de ser meu amigo. É uma pessoa que eu tenho um carinho muito grande e, com certeza, eu não poderia deixar de contribuir com essa festa”.
Para o presidente da SNCRJ, Orlando Maia, ficou a gratificação de retornar à FMC levando conhecimento e influenciando novos alunos.
— Fico muito feliz em estar aqui, lisonjeado de estar junto com os neurocirurgiões, com os médicos da cidade de Campos, voltando como ex-aluno, como presidente e realizando esse evento que vai trazer uma integração de toda a nossa neurocirurgia — disse.
Márcio Sidney, presidente da Fundação Municipal Benedito Pereira Nunes, comemorou a realização de um evento de especialização em Campos, que geralmente é oferecido no Rio. “Normalmente, a nossa autarquia promove os eventos na capital e dessa vez a sociedade traz renomados neurocirurgiões do país para fazer esse evento com o projeto de interiorizar o conhecimento aqui. Isso é motivo de muito orgulho”, falou.
A médica Vanda Terezinha Vasconcelos Para, presidente da Sociedade de Medicina e cirurgia de Campos, falou da oportunidade de acumular conhecimento durante a Jornada. “Para os médicos é uma oportunidade de reciclagem e atualização, além de aprendizado para os alunos. Desde o primeiro até o último período, quem estiver aqui, com certeza vai sair ganhando”, pontuou.
O primeiro dia de encontro teve palestra sobre lesões cerebrais com Ruy Monteiro, aula magna sobre AVC isquêmico, com o presidente da SNRJ, Orlando Maia; mesa redonda “Eu fui aluno da FMC”, com Jair Araújo, Makhoul, Jânio Nogueira, Ruy Monteiro, Orlando Maia e Cristiano Santos, da University Mississipi Medical Center, pelo Skype.
Homenageado - Makhoul Moussallem formou-se em medicina pela Universidade Federal Fluminense, em Niterói, em 1969, apenas 14 anos depois de chegar ao Brasil, vindo com a família do Líbano. De volta a Campos, foi ser professor na Faculdade de Medicina de Campos, por 41 anos, de 1973 a 2014.
Dentre os muitos feitos em sua carreira profissional, foi presidente por dois mandatos da Sociedade Fluminense de Medicina e implantou o primeiro pronto-socorro do município, em parceria com o então Instituto Nacional de Assistência Médica e Previdência Social (Inamps), na Santa Casa de Misericórdia de Campos.
Realizou o primeiro Congresso Médico de Campos, fundou o Sindicato Médico de Campos e o Clube Médico. Na Beneficência Portuguesa, colaborou com a criação da primeira UTI do interior do Estado. Fundou também o serviço de neurocirurgia da Santa Casa e o Hospital da Unimed, em Campos, quando ainda existia em poucas cidades do Brasil.
O médico colocou em funcionamento o Hospital Escola Álvaro Alvim, onde foi diretor-geral. Foi o quarto presidente eleito da Sociedade de Neurocirurgia do Estado do Rio de Janeiro, de 1990 a 1992, sendo o primeiro do interior do Estado. Foi conselheiro do Conselho Regional de Medicina do Rio de Janeiro (Cremerj) e presidente da Câmara Técnica de Neurocirurgia por 21 anos e do Conselho Federal de Medicina, entre 2009 e 2014. Em 2013 foi eleito o médico do ano.
Além da extensa carreira médica, Makhoul Moussallem esteve presente na política por muitos anos. Ele foi candidato à Prefeitura de Campos em 2012 pelo Partido dos Trabalhadores (PT), do qual já foi presidente do diretório municipal.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS