Campos avança em 16 posições
13/03/2019 22:21 - Atualizado em 15/03/2019 18:09
Campos avançou 16 posições no ranking de municípios que mais captam recursos via ICMS Ecológico. Em 2017, a cidade figurava no 35° lugar estadual e atualmente ocupa a 19ª posição. O tema foi tratado nesta quarta-feira no curso de capacitação do ICMS Ecológico ano fiscal 2020, realizado no auditório da prefeitura pela secretaria Estadual de Ambiente e Sustentabilidade (Seas), com a presença de representantes de outros 22 municípios.
A série de oito palestras visa orientar o preenchimento do formulário do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços e auxiliar gestores da área ambiental para aumentar o repasse. Além da Seas, ministraram palestras servidores do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e da Fundação Centro Estadual de Pesquisas e Formação de Servidores (Ceperj).
O secretário de Desenvolvimento Ambiental de Campos, Leonardo Barreto, reafirmou a importância do evento e dos resultados obtidos por Campos nos últimos dois anos no levantamento feito pela Fundação Ceperj.
— Os resultados são positivos, mas a cidade quer mais. Recebemos mais de R$ 2,5 milhões de ICMS Ecológico no ano passado. De 2017 até a última apuração da Ceperj, saímos de 35º lugar para o 19º lugar no ranking de cidades que mais captaram recursos no Rio. E isso se deve a uma gestão eficiente, fornecendo as informações necessárias ao ICMS Eco, e aos avanços obtidos. Ainda assim, devemos crescer ainda mais no próximo levantamento, porque tivemos mais avanços que não entravam no prazo da contabilidade anterior, como a Estação de Tratamento de Esgoto do Esplanada, as melhorias nas nossas Unidades de Conservação, e os avanços na coleta seletiva — citou.
Campos conta com quatro Unidades de Conservação (UC) municipais (Itaoca, Lagamar, Lagoa de Cima e Itaquaruçu) e duas estaduais dentro do território (parques estaduais do Desengano e Lagoa do Açu). Leonardo adianta que mais duas UCs estão previstas: Lagoa das Pedras e Pedra Lisa. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS