Inaugurado novo terminal de passageiros do Aeroporto de Macaé
12/03/2019 13:16 - Atualizado em 15/03/2019 18:06
Modernização do aeroporto de Macaé
Modernização do aeroporto de Macaé / Secom - Macaé
Foram entregues na manhã desta terça-feira (12) as obras de modernização do aeroporto de Macaé. De acordo com o Ministério da Infraestrutura, o aeroporto recebeu R$ 90 milhões de investimentos, sendo R$ 64 milhões no terminal de passageiros. A entrega da nova pista e da ampliação do terminal de passageiros contou com a presença do prefeito de Macaé, Dr. Aluizio; do secretário Nacional de Aviação Civil, Ronei Glanzmann; da secretária-Executiva Adjunta do Ministério da Infraestrutura, Viviane Esse; da presidente da Infraero, Martha Seillier e do secretário de Estado de Transportes, Robson Ramos. Os deputados federal, Felício Laterça, e estadual, Chico Machado, também participaram da solenidade de inauguração.
A pista de pouso, decolagem e taxiways poderá receber aeronaves ATR-72, aeronaves de médio porte com capacidade para 72 passageiros, e Embraer 190, com até 110 assentos ocupados. A diretora de Relações Institucionais da Azul, Patrizia Xavier, adiantou que a empresa tem interesse de voltar a operar em Macaé o mais breve possível, após certificação e aprovação da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). A princípio, os voos diurnos farão a rota para o Aeroporto Santos Dumont, três vezes por semana, pela manhã e no final da tarde, de acordo com a demanda corporativa.
Modernização do aeroporto de Macaé
Modernização do aeroporto de Macaé / Secom - Macaé
Antes da cerimônia oficial de inauguração, as autoridades puderam conhecer a nova pista do Aeroporto de Macaé. Em seguida, foi realizado o descerramento da placa de inauguração. Representantes do Legislativo municipal, instituições, Petrobras, empresas, forças armadas, Infraero, Polícias Federal e Militar, secretários municipais, entre outros, participaram do evento que lotou o saguão de embarque.
— Efetivamente este é um novo ciclo para a cidade. O reaquecimento da indústria de óleo e gás, a construção da usina termelétrica e o novo Aeroporto trazem grandes expectativas para a cidade desde que sejam revertidas em trabalho para a população. Nada disso será importante se não houver emprego para a população e não for revertido para a economia da cidade. Macaé é a grande porta do estado e continuará sendo neste novo momento e Rio ainda é um estado maravilhoso. Novos dias virão — disse Dr. Aluizio, agradecendo a presença de todos.
Modernização do aeroporto de Macaé
Modernização do aeroporto de Macaé / Secom - Macaé
O secretário Nacional de Aviação Civil destacou que o governo federal tem um programa robusto de fomento à aviação regional. O objetivo é a abertura do mercado para novas companhias de aviação operando com preço justo. "É com muita emoção que a gente chega hoje a Macaé. Além de trazer mais conforto e segurança para passageiros, o Aeroporto poderá atender melhor às demandas relacionadas à exploração de petróleo nacional. O programa da aviação regional é voltado para a busca da retomada do crescimento", disse Ronei Glanzmann.
A secretária-Executiva adjunta do Ministério da Infraestrutura representou o Ministro da Infraestutura, Tarcísio Gomes, que não pode comparecer a Macaé por conta de agenda com o presidente da República, Jair Bolsonaro."É com alegria que estamos aqui neste momento tão importante para Macaé. A cidade merece e é uma oportunidade para o desenvolvimento. É o que a cidade precisa para se desenvolver ainda mais", pontuou.
"O aeroporto é um vetor de desenvolvimento para a atividade econômica para sua localidade e entorno. Se o governador, Wilson Witzel, estivesse aqui estaria muito feliz. A inauguração do Aeroporto de Macaé vem ao encontro do programa de governo no que tange à geração de renda e emprego e ao turismo como nova fonte de desenvolvimento e renda para a localidade e estado", afirmou o secretário de Estado de Transportes, Robson Ramos.
  • Modernização do aeroporto de Macaé

    Modernização do aeroporto de Macaé

  • Modernização do aeroporto de Macaé

    Modernização do aeroporto de Macaé

  • Modernização do aeroporto de Macaé

    Modernização do aeroporto de Macaé

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda e Ambiente e Sustentabilidade, Gerson Martins, definiu a entrega da modernização do aeroporto como um novo ciclo econômico para o município.
— Hoje vivemos um novo ciclo econômico importante para o município, como a entrega dessa nova pista do aeroporto e o terminal de passageiros. Para Macaé é um grande presente. A regionalização dos voos do país, com a privatização do aeroporto, será um incremento não só para a indústria do petróleo, como também para o turismo. O município possui a segunda maior rede hoteleira do estado, com atrativos de praias e serra que podem trazer também um desenvolvimento sustentável — pontuou. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS