Abertas inscrições para mostra fotográfica
14/03/2019 14:33 - Atualizado em 15/03/2019 17:56
Divulgação/Supcom
Após duas edições que surpreenderam e emocionaram os visitantes, foi lançado nesta quinta-feira (14) o edital da III Mostra Fotográfica das Escolas Municipais de Campos. Todos os estudantes da rede municipal, do 4º ao 9º ano do Ensino Fundamental - regular ou Educação de jovens e Adultos (EJA)- podem participar. Serão selecionadas 60 imagens, que participarão de uma exposição no Museu Histórico de Campos. O autor da foto vencedora ganhará um smartphone.
As inscrições ocorrem até o dia 31 deste mês. O cadastro deve ser feito pela unidade, enviando um e-mail para o endereço [email protected], informando: o nome da escola; nome do professor que ficará responsável pelo projeto na unidade e de qual área ele é; quais os anos de escolaridade que participarão e em qual modalidade; telefone e e-mail. A mostra tem o tema “Meu Olhar Sobre Campos”. O projeto visa sensibilizar os estudantes para a valorização da sua identidade com o lugar onde vive, utilizando o celular como instrumento didático-pedagógico no desenvolvimento de uma abordagem crítica sobre a cidade.
O projeto é realizado pela secretaria municipal de Educação, Cultura e Esporte (Smece), através da coordenação de Ciências Humanas. O “Meu Olhar sobre Campos” é dividido em várias etapas, como oficina fotográfica para os professores responsáveis, seleção interna das fotografias pelas escolas, seleção realizada por corpo técnico, mostras e premiação. A exposição final acontecerá em novembro.
— A cada ano os nossos estudantes se superam, nos proporcionam reflexões através de suas fotografias. O resultado que obtivemos nas duas edições superou todas as nossas expectativas e estamos muito ansiosos para conferir o material deste ano. O projeto tem o objetivo de utilizar a foto como um instrumento capaz de conferir aos nossos alunos um papel mais ativo na construção de novos conceitos, sensibilizando-os para a valorização da sua identidade e o aperfeiçoamento de sua autoestima — explica Cristiane Rabelo, coordenadora de História da Smece.
Ano passado, a foto vencedora foi feita pela estudante Sheila Gomes. Intitulada “Realidade de Vida da Minha Família”, a imagem mostrava a mão do seu tio, um cortador de cana, mutilada pelo trabalho na lavoura. Já na edição de 2017, venceu a aluna Izabella Barcelos Chagas com a foto “O Caminho”, mostrando uma estrada de terra no distrito de Dores de Macabu.
 
 
 
 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS