Atentado a mesquitas na Nova Zelândia foi transmitido ao vivo pelo Facebook
15/03/2019 17:21 - Atualizado em 15/03/2019 17:22

Facebook e YouTube já trabalham para remover os vídeos da web

Na madrugada desta sexta-feira, 15, duas mesquitas na cidade de Christchurch, na ilha sul da Nova Zelândia, foram alvo de ataques a tiros. Ao menos 49 pessoas morreram e 48 ficaram feridas. Os assassinos transmitiram o atentado ao vivo pelo Facebook.
Um dos suspeitos de praticar o crime transmitiu ao vivo o ataque no Facebook numa live que durou 17 minutos, segundo informações do jornal The New York Times. As imagens pareciam vir de uma câmera presa à roupa ou ao capacete de um dos assassinos e mostravam enquanto um dos assassinos atirava em pessoas no chão e tentando fugir.
A rede social, porém, diz que derrubou a conta que fez o streaming e tirou o vídeo do ar "rapidamente". Apesar disso, as imagens já começaram a viralizar a se espalhar pelas redes sociais e outros cantos da internet, inclusive no Instagram, Twitter e no YouTube.
  "Nossos corações estão partidos pela terrível tragédia de hoje na Nova Zelândia. Por favor, saibam que estamos trabalhando de forma vigilante para remover vídeos violentos", declarou o site de vídeos do Google através de um post no Twitter.
 O Facebook declarou ao site CNET que está removendo qualquer vídeo do ataque, mesmo que as imagens não tenham sido confirmadas como sendo do real atentado. A rede social também disse que está trabalhando para derrubar postagens que exaltem ou elogiam a ação do que o governo da Nova Zelândia chamou de "terrorismo doméstico".
"A Polícia da Nova Zelândia nos alertou sobre um vídeo no Facebook logo após o início da transmissão ao vivo e removemos a conta do atirador e o vídeo", declarou um porta-voz da rede social no país. "Também estamos removendo qualquer elogio ou apoio ao crime e ao atirador ou atiradores assim que os encontramos. Continuaremos trabalhando diretamente com a Polícia da Nova Zelândia enquanto a resposta e a investigação continua."
 
"Nossos corações estão com as vítimas, suas famílias e a comunidade afetada por esse ato horrendo", conclui o porta-voz do Facebook na Nova Zelândia.
 
Terrorismo online
Como analisa o The Verge, o ataque parece ter sido coordenado justamente para viralizar na internet. No fórum online 8chan, uma página que reúne extremistas e discurso de ódio na deep web, os atiradores postaram um manifesto e um link para a live no Facebook antes que ela começasse.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Gustavo Abreu

    [email protected]

    Um blog sobre curiosidades, imagens, vídeos interessantes, dicas de filmes, séries, ilustrações, viagens e tudo que está bombando na net.