Audiência pública para novo projeto de contenção do mar em Atafona
28/03/2019 15:24 - Atualizado em 28/03/2019 22:31
Moradores ainda estão esperançosos para que projeto de contenção do mar em Atafona finalmente seja concretizado
Moradores ainda estão esperançosos para que projeto de contenção do mar em Atafona finalmente seja concretizado / Aluysio Abreu Barbosa
Um novo projeto de contenção do avanço do mar, que seria economicamente mais viável, será apresentado na próxima quinta-feira (4), às 18h, em audiência pública na Câmara de São João da Barra. A definição ocorreu durante uma reunião na manhã desta quinta (28), no Ministério Público Federal, em Campos, da qual participaram o procurador da República Bruno de Almeida Ferraz, a prefeita de SJB, Carla Machado (PP), representantes do SOS Atafona, da Marinha do Brasil, Defensoria Pública, Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e Porto do Açu.
Professor da Universidade Federal Fluminense (UFF), Eduardo Bulhões apresentou um projeto como alternativa ao do Instituto Nacional de Pesquisas Hidroviárias (INPH). Este é o projeto que será apresentado na audiência. A solução consiste em bombear areias idênticas a da praia do leito do rio Paraíba e transpor para a praia de Atafona. “Ou seja, a gente faria artificialmente o que o rio naturalmente não consegue mais fazer”, disse Bulhões em recente entrevista à Folha (aqui).
Presidente do SOS Atafona, Verônica Ammar informou que o projeto do Eduardo teria deixado a prefeita satisfeita. “Esse novo projeto custaria cerca de R$ 15 a 20 milhões. A prefeita ficou empolgada, porque é um custo bem menor do que o do INPH, estimado em R$ 180 milhões. O Eduardo disse que o projeto do INPH é muito difícil, já que poderia proteger a orla em Atafona, mas em alguns anos causaria a erosão em Grussaí, por exemplo. Já com o projeto que ele apresentou, os gastos e impactos seriam menores, precisando apenas de manutenção periódicas”, contou.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Arnaldo Neto

    [email protected]