Açu Petróleo assina contrato com empresa da Noruega para operação de transbordo
18/03/2019 16:41 - Atualizado em 18/03/2019 20:31
A Açu Petróleo (parceria da Prumo Logística e a Oiltanking) e a empresa norueguesa Equinor assinaram contrato para realizar operações ship to ship (operação de transbordo) no Terminal de Petróleo (Toil) da companhia, localizado no Complexo do Porto do Açu, em São João da Barra.
O contrato tem duração de 36 meses, contados a partir de janeiro de 2020, e será destinado ao alívio da produção de petróleo da Equinor no campo de Roncador, na Bacia de Campos. Este contrato permite que a Equinor opere, através de navios classe Suezmax e VLCC (Very Large Crude Carrier), a maior parte da sua exportação de petróleo do Brasil através do Terminal da Açu Petróleo.
— A Equinor é mais uma empresa que optou por utilizar a moderna e segura infraestrutura do Toil. A entrada de mais este importante cliente irá reforçar ainda mais o nosso compromisso por excelência em segurança e cuidado com o meio ambiente em nossas operações — disse Victor Snabaitis Bomfim, presidente da Açu Petróleo.
Toil
No T-OIL, a operação de transbordo de petróleo é realizada por um operador de classe mundial, Oiltanking, em área abrigada por quebra-mar, possibilitando uma operação confiável e segura, com eficiência e redução no custo final para os clientes, o que aumenta a competitividade do petróleo brasileiro. A operação conta com os dois navios atracados no quebra-mar, ambos cercados por barreiras de contenção, o que minimiza o risco de impacto para o meio ambiente.
O terminal tem capacidade e é licenciado para movimentar até 1,2 milhão de barris de petróleo/dia.
 Com 25 metros de profundidade, o Toil é o único terminal privado brasileiro com capacidade para receber navios da classe VLCC, que tem capacidade de armazenamento de até 2 milhões de barris de óleo cru.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Arnaldo Neto

    [email protected]