Campos-Atafona: 1001 não cumpre horário e ainda não vai até Chapéu de Sol
13/03/2019 16:25 - Atualizado em 13/03/2019 16:28
Foto - Isaias Fernandes
As reclamações com relação ao transporte intermunicipal entre Campos e São João da Barra não terminaram com a intervenção do Departamento de Transportes Rodoviários (Detro), em dezembro de 2017, que tirou a concessão da Sanjoanense Campostur. As principais queixas são com relação às linhas que atendem a sede do município e Atafona, sob responsabilidade da 1001. Os horários não são cumpridos e, mesmo com a afirmação do Detro que seria área de cobertura da empresa, os ônibus da até o momento não voltaram a passar pela localidade de Chapéu de Sol, que faz parte de Atafona. Uma licitação para as linhas intermunicipais é aventada há muito tempo, mas ainda não há nada concreto.
No último domingo, a jornalista Suzy Monteiro, da Folha, relatou o problema do horário em sua rede social: “Absurdo os horários de ônibus de Atafona para Campos. Depois de esperar 40 minutos chega um (às 15h10) que só sairá às 16h. Falta de respeito com os passageiros. E não é a primeira vez. No carnaval tiraram horário sem falar nada. Dá até saudades da Campustur”. Os comentários da publicação foram todos concordando com a denúncia e fazendo mais queixas ao serviço prestado.
Em contato com o Detro, a assessoria informou que os horários da linha entre Atafona e Campos (N430) estão disponíveis no site do departamento (aqui). É possível constatar a previsão de que saia um ônibus de Atafona a cada 90 minutos, de domingo a domingo. O primeiro horário previsto é de 6h, enquanto o último é às 22h30.
Em nota, a 1001 diz cumprir os horários nos dias de semana: “A Viação 1001 informa que a linha entre Campos - Atafona teve início na alta temporada com um número maior de veículos. Atualmente, a linha está se adequando à demanda, dentro do que foi especificado, e opera com intervalo de 30 minutos a 1h30 durante a semana e com intervalos de 2 horas aos domingos”. A própria empresa admitiu o não cumprimento do horário no domingo.
Com relação ao atendimento a Chapéu de Sol, o Detro informou que “a empresa foi notificada a retomar imediatamente a operação regular da linha, para atender a população da região” e que “vai intensificar as fiscalizações na região”. O departamento salientou ainda que, neste ano “houve cinco registros na Ouvidoria do Detro de reclamações na linha N430 Atafona – Campos”.
Por sua vez, a 1001 reafirma que não atende à localidade de Chapéu do Sol “em função do esquema operacional da linha”. O Detro ressalta que os cidadãos podem encaminhar suas denúncias para a Ouvidoria, por meio do telefone da (21) 3883-4141, pelo e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp Fale Detro (21 – 98596-8545). Além das operações de inteligência, o Detro utiliza as denúncias feitas pela população para nortear suas ações.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Arnaldo Neto

    [email protected]