Carnaval com proteção contra HIV
23/02/2019 19:18 - Atualizado em 25/02/2019 17:46
A cinco dias do Carnaval, o Ministério da Saúde lançou a campanha “Pare, pense e use camisinha”, que visa conscientizar os foliões por todo país. A ideia é estimular o uso do preservativo, principalmente entre os homens na faixa etária de 15 a 39 anos. O Ministério da Saúde irá distribuir 12 milhões de preservativos com a nova identidade visual. Em Campos, cerca de 250 mil serão distribuídos nos quatro dias de folia, na praia de Farol de São Tomé, nas ambulâncias, contêineres e nas unidades de Saúde. A ação será realizada pelo Departamento de Enfermagem da secretaria municipal de Saúde, em parceria com o programa DST Aids e Hepatites Virais.
Atualmente, estima-se que 866 mil pessoas vivem com o HIV no Brasil. Dados do último boletim epidemiológico do HIV/Aids mostram que 73% (30.659) dos novos casos de HIV em 2017 ocorreram no sexo masculino. Um em cada cinco novos casos de HIV estão entre homens de 15 a 24 anos (2017). Entre homens na faixa etária de 20 a 24 anos a taxa de detecção de HIV cresceu 133% entre 2007 a 2017, passando de 15,6 para 36,2.
Isaías Fernandes /Divulgação
Com 30 anos de trabalho dedicado ao acolhimento, prevenção e tratamento aos portadores do vírus HIV/Aids, em Campos, a Associação Irmãos da Solidariedade conta com 100 pessoas assistidas, destes, 38 residem na instituição. Considerando o total de residentes, 28 são mulheres, com idades que variam de 17 a 75 anos. A Associação é situada na rua Santo Antônio, no bairro Jardim Carioca, em Guarus.
De acordo com a presidente da Associação, Fátima Castro, o Disque-Aids: (22) 27339610, é um serviço anônimo que existe há mais de 25 anos e costuma ser requisitado após o Carnaval.
— Nos dias de folia as pessoas bebem e curtem intensamente como se não houvesse outro dia. Mas, depois do Carnaval, elas buscam informações e querem saber onde faz o teste de HIV. A gente torce para que esse ano, as pessoas se tornem mais conscientes, pois a nossa demanda ainda é grande”, afirmou.
A ginecologista e obstetra, Neuza Nogueira, destacou que o período é propenso a sexo sem proteção e, com isso, também aumenta a incidência de doenças sexualmente transmissíveis. “No ato sexual sem preservativo ou mesmo nos beijos podem estar escondidos muitos vírus e bactérias. Os sintomas são variados, podendo ocorrer coceira ou ardência na região íntima. Já a doença do beijo, chamada de mononucleose infecciosa, é transmitida pela saliva. Os principais sintomas são febre, dor de garganta e aumento dos linfonodos do pescoço”, ressaltou a médica.
Para reforçar a prevenção, o coordenador do Departamento de Enfermagem, em Campos, Carlos Augusto Barreto Júnior, garantiu que preservativos serão distribuídos durante os eventos ao longo do dia e também durante os shows, no Farol. “Além da UPH de Farol e da unidade de saúde Lagamar, a população também poderá encontrar os preservativos com os enfermeiros nas ambulâncias da secretaria de Saúde, nos horários de eventos. Desta forma, estaremos promovendo um carnaval seguro e tranquilo para todos”, concluiu.
Novo - A campanha nacional foi lançada na última sexta-feira (22) pelo ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, em Salvador (BA). Entre as novidades para esse ano, está a apresentação da nova embalagem da camisinha a distribuída no Sistema Único de Saúde (SUS). De acordo com o Ministério, o novo conceito é mais moderno e dialoga diretamente com o público jovem, que é o mais atingido por novas infecções nos últimos anos. A escolha do design foi feita a partir de concurso cultural entre 210 estudantes universitários, em 2017, em parceria com a Unesco Brasil. “Os números do HIV no Brasil, que demonstram aumento entre jovens, são muito importantes para a conscientização do grande desafio que temos na saúde pública, que é uma mudança no comportamento. Precisamos cada vez mais estimular o uso do preservativo, para que o Carnaval seja sempre uma memória feliz. Vamos fazer um Carnaval e um ano inteiro de consciência em relação à responsabilidade sobre o seu corpo e o da pessoa que você ama”, destacou o ministro Luiz Henrique Mandeta.
Neste ano, o embaixador da Campanha para o Carnaval é o cantor Gabriel Diniz, intérprete da música Jenifer, que promete ser o hit dos blocos no Brasil. As peças serão veiculadas na TV, internet, rádio, jornal, aeroportos, outdoor e jornal, entre os dias 22 de fevereiro e 05 de março, para a população em geral. As ações de prevenção são realizadas nos carnavais de rua em Salvador, Recife, Olinda e Rio de Janeiro.
Solidariedade - Enquanto a população se retira para curtir os dias de folia, o banco de sangue do Hemocentro Regional de Campos pede socorro. A preocupação é com o baixo fluxo de doadores para o período. A unidade necessita com urgência de doações de sangue do tipo O negativo. O estoque para este tipo sanguíneo encontra-se muito baixo, impedindo o atendimento da demanda.
Segundo a assistente social Maria Gonçalves, o número ideal para manter o único banco público de sangue da região abastecido é de 70 doações por dia, mas ultimamente essa quantidade não tem sido atingida. “Estamos preocupados com o baixo estoque para atender toda nossa demanda e a preocupação é ainda maior devido ao período ser mais propenso a acidentes de trânsito. Por isso, pedimos e contamos com a sensibilidade das pessoas para quem venham fazer suas doações. Juntos podemos salvar vidas”, disse.
Para doar sangue é preciso ter entre 16 e 69 anos de idade e os menores de 18 devem comparecer acompanhados de pai ou mãe. Todos devem portar documento oficial de identidade, estar em jejum de alimentos gordurosos por pelo menos 3 horas antes da doação, ter boa saúde, pesar mais de 50 kg.
O Hemocentro funciona diariamente, inclusive sábados, domingos e feriados, das 07h às 18h, e fica localizado no Hospital Ferreira Machado (HFM). Qualquer dúvida ligue: 98175 2599.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS