Confiança de empreendedores bate recorde e investimento cresce em Campos
Jane Ribeiro 19/02/2019 20:00 - Atualizado em 22/02/2019 17:54
Divulgação
O nível de expectativa positiva do micro e pequeno empresário abriu o ano de 2019 com índice recorde. É o que mostra um levantamento realizado pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito divulgado nessa terça-feira (19). Os dados de janeiro mostram que o indicador de confiança apurado com esses empresários marcou 65,7 pontos, o maior desde maio de 2015, início da série histórica. Em Campos, o programa de microcrédito do Fundecam Empreendedor tem ajudado aumentar a confiança de quem começa a investir no negócio próprio.
É o caso da cabeleireira Cristiane Santana, que, assim como outros milhões de brasileiros e milhares de campistas, ficou desempregada nos últimos anos. No entanto, ela resolveu apostar no que sabia fazer para driblar a crise e investiu na abertura do próprio salão.
— Tinha uma experiência como cabeleireira e resolvi abrir o meu próprio negócio. Procurei investir o meu dinheiro no Fundecam Empreendedor. Consegui apoio, empréstimo e hoje estou gerenciando o meu próprio negócio, com uma renda quatro vezes maior que a de antes — informou ela.
Assim como mostra a pesquisa da CNDL, a confiança e expectativa estão em alta entre os micro e pequenos empresários. Depois de dar o primeiro passo, Cristiane não se contenta e quer crescer. Para isso, ela diz que pensa em pegar mais crédito e aproveitar o cenário de otimismo.
— Estou agora em busca de parceria para aumentar o meu salão e acredito que esse ano será favorável. Vou aguardar mais uns dois meses e aproveitar esses novos programas de incentivo para investir mais — complementou.
Segundo a CNDL, o indicador de confiança do setor saltou de 54,6 pontos em janeiro do ano passado para 65,7 pontos no mês passado. O levantamento também aponta que, entre os entrevistados, 66% esperam que 2019 seja um ano para aumento no faturamento do próprio negócio.
Em Campos, o programa de microcrédito do Fundo de Desenvolvimento de Campos (Fundecam) oferece quatro linhas de financiamento. Além da linha dedicada aos micro e pequenos empreendedores, também existem programas para agricultura familiar, economia solidária e inovação. Na última semana, o prefeito Rafael Diniz (PPS) anunciou que o Fundecam dobrou o limite de crédito para microempreendedores.
O presidente do Fundecam, Rodrigo Lira, informou que o aumento de confiança está fazendo com que os micro e pequenos empreendedores gerem cada vez mais empregos e negócios. “O município está tentando gerar um ambiente favorável para o desenvolvimento econômico da cidade e, ao mesmo tempo, fazendo com que as potencialidades cresçam. O Fundecam foi reinventado na atual gestão privilegiando os pequenos negócios. Dobramos o valor de contratação, com juros de 2% ao ano. Fechamos 2018 com 200 contratos de financiamento e com mais de R$ 1 milhão aplicados na economia dos pequenos empreendedores campistas. Isso nos dá credibilidade para que novos negócios sejam criados — comentou. 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS