Receita alerta sobre golpe do Imposto de Renda por e-mail
18/02/2019 20:38 - Atualizado em 20/02/2019 18:34
Receita Federal
Receita Federal / Marcelo Camargo/Agência Brasil
Milhares de contribuintes têm recebido por e-mail mensagens falsas atribuídas à Receita Federal informando que caíram na malha fina do Imposto de Renda 2018. No entanto, o órgão federal divulgou, nessa segunda-feira (18), uma nota alertando para que as pessoas não abram a mensagem porque se trata de um vírus com o objetivo de roubar os dados do usuário. “A Receita Federal ressalta que não envia e-mails para informar se o contribuinte está ou não em malha fiscal. Tampouco autoriza outras instituições a enviarem e-mails em seu nome”, diz o comunicado.
O advogado tributarista Carlos Alexandre de Azevedo Campos relata que a Receita Federal possui um site oficial para a realização dos serviços e que o contribuinte precisa redobrar a atenção.
— Existe um sistema pelo qual o contribuinte tem acesso com uma assinatura digital para dar mais segurança. Essas mensagens maliciosas são trabalho de hackers, que utilizam esses e-mails para pegar dados da pessoa. “Por isso é bom ficar em alerta e, na dúvida, não abrir nenhuma mensagem suspeita”, informou o tributarista.
No ano passado, o órgão havia alertado para mensagens sobre uma falsa suspeita de sonegação fiscal pedindo que os usuários preenchessem um formulário. O órgão pede ao destinatário que apague a mensagem, pois pode conter “vírus ou qualquer outro software malicioso”, podendo causar danos ao computador.
Malha fina — Para saber se a declaração está na malha fina, o contribuinte deve acessar o extrato de processamento da DIRPF via e-CAC, no site da Receita Federal. Para acessar o extrato da declaração, é necessário utilizar o código de acesso gerado na própria página da Receita ou certificado digital emitido por autoridade habilitada.
Na seção “pendências de malha” do extrato, o contribuinte pode identificar se a declaração está retida em malha fiscal ou se há alguma outra pendência que possa ser regularizada por ele mesmo. (J.R.) (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS