Campos terá catálogo eletrônico de empresas locais
14/02/2019 19:55 - Atualizado em 18/02/2019 15:42
Divulgação
A Prefeitura de Campos anunciou ontem que vai criar um catálogo eletrônico de produtos e serviços locais, que reunirá, num portal, informações sobre comércio, indústria, microempreendedores individuais, profissionais liberais e economia solidária. O objetivo é dar maior visibilidade às empresas de Campos e permitir que o consumidor faça uma busca rápida na internet pelos produtos e serviços disponíveis no município.
A formação do catálogo está sendo viabilizada através da secretaria municipal de Desenvolvimento Econômico, que, em novembro de 2018, lançou uma chamada pública para receber propostas de pessoas físicas ou jurídicas interessadas em desenvolver o projeto. Três iniciativas foram apresentadas e estão em fase final de análise para publicação no Diário Oficial do Município. A principal condição é que o serviço seja oferecido gratuitamente.
— Sem nenhum custo para o município ou para os empresários, estamos criando uma ferramenta digital onde os empresários, empresas de todos os setores econômicos e portes, e prestadores de serviços de Campos poderão ser facilmente localizados. O catálogo não será apenas um portal na internet, mas um ponto de encontro para quem quer fazer bons negócios e fortalecer a economia do município — explica o secretário de Desenvolvimento Econômico, Felipe Quintanilha.
O projeto segue uma tendência nacional: no Brasil, 55 milhões de consumidores já realizam pelo menos uma compra digital por ano. Segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), as vendas pela internet em 2019 devem crescer 16% em relação a 2018. “Cada vez mais pessoas compram pela internet, e é fundamental que as empresas de Campos sejam encontradas por esses consumidores”, observa o superintendente municipal de Ciência Tecnologia e Inovação, Romeu e Silva Neto.
A criação do catálogo é a primeira etapa de um projeto ainda maior: a implementação do Programa de Inclusão Digital das Empresas de Campos. A proposta é criar um ambiente favorável aos negócios, oferecendo outras possibilidades na área de inovação.
— A empresa que quiser evoluir para um site ou o e-commerce (comércio eletrônico) poderá recorrer ao crédito do Fundecam [Fundo de Desenvolvimento de Campos], além do Sebraetec ou instituições de financiamento de inovação e tecnologia, como a Embrapii (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial) – explica Romeu.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS