Cirurgia de Cataratas, Riscos e Benefícios
Cirurgia de catarata - Preço, recuperação, riscos e pós operatório

Tudo o que você precisa saber sobre catarata

Algum tempo depois dos 50 anos, a maioria de nós provavelmente ouvirá nosso oftalmologista dizer: "Você tem catarata".

Uma catarata é um turvamento da lente dentro do olho, causando perda de visão que não pode ser corrigida com óculos, lentes de contato ou cirurgia refrativa corneana como o LASIK .

Por mais assustador que a catarata pode soar, moderna cirurgia de catarata geralmente pode restaurar a visão perdida para catarata - e muitas vezes pode reduzir a sua dependência de óculos também.

DESCONFORTOS

visão turva, visão turva, sensibilidade à luz, cores escuras

Tempo de procedimento: cerca de 15 minutos
Resultados típicos: visão clara de longa duração (em todas as distâncias com LIOs que corrigem a presbiopia)
Tempo de recuperação: cerca de um mês
A maioria das cataratas está associada ao processo de envelhecimento e é comum entre os americanos mais velhos. De fato, de acordo com o National Eye Institute (NEI), 68,3% dos americanos com 80 anos ou mais tiveram catarata em 2010.

E a prevalência de catarata nos EUA deve crescer significativamente nos próximos anos, em parte devido ao envelhecimento da população. Em 2010, cerca de 24,4 milhões de americanos tiveram catarata, e esse número deverá crescer para 50,2 milhões até o ano 2050, de acordo com o NEI.

Felizmente, a cirurgia de catarata moderna é um dos procedimentos cirúrgicos mais seguros e eficazes realizados hoje.

Mais de 3 milhões de cirurgias de catarata são realizadas nos Estados Unidos a cada ano, com a grande maioria desses procedimentos produzindo excelentes resultados visuais.

Noções básicas de cirurgia de catarata


Na cirurgia de catarata, a lente dentro do olho que ficou turva é removida e substituída por uma lente artificial (chamada lente intra - ocular, ou IOL ) para restaurar a visão clara.


O procedimento normalmente é realizado em nível ambulatorial e não requer um pernoite em um hospital ou outro centro de atendimento.

A maioria dos procedimentos modernos de catarata envolve o uso de um dispositivo de ultra-som de alta freqüência que quebra a lente turva em pequenos pedaços, que são então gentilmente removidos do olho com sucção.

Esse procedimento, denominado facoemulsificação ou "faco", pode ser realizado com incisões menores do que as técnicas cirúrgicas anteriores para remoção de catarata, promovendo uma cicatrização mais rápida e reduzindo o risco de complicações da cirurgia de catarata , como o descolamento de retina .

Depois que todos os remanescentes da lente turva foram removidos do olho, o cirurgião de catarata insere uma lente intra-ocular transparente, posicionando-a firmemente atrás da íris e da pupila , no mesmo local ocupado pela lente natural. (Em casos especiais, uma LIO pode ser colocada na frente da íris e da pupila, mas isso é menos comum).

O cirurgião conclui a remoção da catarata e o procedimento de implantação da LIO fechando a incisão no olho (um ponto pode ou não ser necessário) e um protetor é colocado sobre o olho para mantê-lo seguro nos estágios iniciais da cirurgia de catarata. recuperação.

Cirurgia de catarata a laser
Recentemente, vários lasers femtosegundos - semelhantes aos lasers usados para criar o retalho da córnea em todo o laser LASIK - foram aprovados pelo FDA para uso em cirurgias de catarata realizadas nos Estados Unidos.

Esses lasers obtiveram aprovação para os seguintes passos na cirurgia de catarata, reduzindo a necessidade de lâminas cirúrgicas e outras ferramentas manuais:

Criando incisões na córnea para permitir que o cirurgião acesse a lente
Removendo a cápsula anterior da lente
Fragmentar a catarata (é necessária menos energia para separá-la e removê-la)
Criando incisões corneanas periféricas para reduzir o astigmatismo (quando necessário)


A cirurgia de catarata a laser (ou, mais precisamente, cirurgia de catarata assistida por laser) é bastante nova e aumenta significativamente o custo da cirurgia de catarata , principalmente porque o laser pode custar de US $ 300.000 a US $ 500.000 para um cirurgião comprar e há outros custos significativos associados ao uso e manutenção desta tecnologia.

Embora os estudos tenham mostrado que os lasers podem melhorar a precisão durante certas etapas da cirurgia de catarata, eles podem não necessariamente melhorar a segurança da cirurgia de catarata, o tempo de recuperação e os resultados visuais em todos os casos.

Para obter as informações mais recentes sobre cirurgia de catarata a laser, pergunte ao seu oftalmologista durante o exame oftalmológico pré-operatório e consulta de cirurgia de catarata.

Preparando-se para a cirurgia de catarata e escolhendo uma LIO
Antes da cirurgia de catarata, seu oftalmologista e / ou oftalmologista realizará um exame oftalmológico abrangente para verificar a saúde geral dos seus olhos, avaliar se existem razões pelas quais você não deve fazer uma cirurgia e identificar quaisquer fatores de risco que possa ter.

PREVALÊNCIA DA CATARATA APÓS OS 50 ANOS


Americanos que tiveram catarata em 2010


Uma refração também será realizada para determinar com precisão a quantidade de miopia , hipermetropia e / ou astigmatismo que você tem antes da cirurgia. Medidas adicionais de seus olhos serão tomadas para determinar a curvatura da córnea e o comprimento do olho.

Essas medidas são essenciais para ajudar o cirurgião de catarata a selecionar a potência adequada da lente intra-ocular e oferecer a melhor visão possível após a cirurgia.

Hoje você tem muitos tipos de LIOs para escolher para sua cirurgia de catarata, dependendo de suas necessidades específicas. Além das LIOs que corrigem miopia e hipermetropia, agora existem LIOs tóricas que também corrigem o astigmatismo.

Se você não se importar em usar óculos após a cirurgia de catarata, um implante de lente monofocal geralmente é usado. Frequentemente, apenas o uso de óculos de leitura em tempo parcial é necessário após a cirurgia de catarata com LIOs monofocais. Mas se os óculos de prescrição são necessários (o que muitas vezes é o caso se você só precisa de cirurgia de catarata em um olho), seu oftalmologista normalmente irá prescrever novos óculos para você aproximadamente um mês após a cirurgia.

Se você gosta da ideia de ser menos dependente de óculos após a cirurgia de catarata, uma forma de corrigir a presbiopia e reduzir a necessidade de óculos de leitura é fazer com que o cirurgião de catarata ajuste o poder de uma de suas LIOs monofocais (supondo que você tenha uma cirurgia de catarata ambos os olhos) para dar uma correção de monovisão , semelhante à monovisão com lentes de contato .

Outra opção é escolher uma das diversas LIOs corretoras de presbiopia avançadas para melhorar sua visão de leitura sem sacrificar sua visão à distância. As LIOs que corrigem a presbiopia incluem acomodar LIOs e LIOs multifocais ; ambos os tipos são projetados para fornecer uma maior amplitude de visão após a cirurgia de catarata do que as LIOs monofocais convencionais.

Esteja ciente de que nem todos são bons candidatos para essas IOLs premium, e a escolha de uma LIO corrigidora de presbiopia aumentará o custo inicial de sua cirurgia de catarata, já que o custo adicional desses implantes de lente avançados não é coberto pelo Medicare ou outros planos de seguro.

Antes da cirurgia de catarata, além de discutir os diferentes tipos de LIO, você será informado sobre o que esperar antes, durante e após o procedimento. Esta informação - que pode ser apresentada oralmente, por escrito, através de uma apresentação em vídeo ou uma combinação dos três - destina-se a ajudá-lo a tomar uma decisão informada sobre se deve ou não prosseguir com a cirurgia.

Se você tiver dúvidas ou preocupações sobre a cirurgia de catarata, discuta-as com seu oftalmologista e cirurgião de catarata antes de assinar os documentos de "consentimento informado" que autorizam a cirurgia.

Além disso, converse com seu oftalmologista sobre todos os medicamentos que você está tomando, incluindo formulações sem receita médica ("over-the-counter") e suplementos nutricionais. Alguns medicamentos e suplementos podem aumentar o risco de complicações da cirurgia de catarata e podem precisar ser descontinuados antes da cirurgia. Pergunte ao seu médico para mais detalhes.

Recuperação de Cirurgia de Catarata


Uma cirurgia de catarata sem complicações dura apenas cerca de 15 minutos. Mas espere estar no centro cirúrgico por 90 minutos ou mais, porque é necessário tempo extra para prepará-lo para a cirurgia (dilatar sua pupila; administrar medicação pré-operatória) e para uma breve avaliação pós-operatória e instruções sobre a recuperação da cirurgia de catarata antes de você sair.

Você deve ter alguém para levá-lo para casa depois da cirurgia de catarata; não tente dirigir até que você tenha visitado seu oftalmologista no dia seguinte à cirurgia e ele ou ela testar sua visão e confirmar que você está seguro para dirigir.

Ser-lhe-á prescrito colírio medicado para utilizar várias vezes por dia durante algumas semanas após a cirurgia de catarata. Você também deve usar seu protetor ocular enquanto dorme ou cochila por cerca de uma semana após a cirurgia. Para proteger seus olhos da luz do sol e de outras luzes brilhantes à medida que seus olhos se recuperam, você receberá um par especial de óculos de sol pós-operatórios .

Além disso, muitos centros exigem que alguém esteja com você após a cirurgia de catarata se você recebeu anestesia. Certifique-se de perguntar sobre este requisito antes de seu procedimento de catarata para que você esteja preparado para o dia da cirurgia.

Enquanto seu olho cura, você pode sentir um pouco de vermelhidão e visão embaçada durante os primeiros dias ou mesmo semanas após o procedimento.

Durante pelo menos a primeira semana da sua recuperação, é essencial evitar:

Atividade extenuante e trabalho pesado (nada acima de 25 libras).
Flexão, exercício e atividades similares que possam estressar seu olho enquanto ele está se curando.
Água que pode espirrar em seu olho e causar infecção. Mantenha seus olhos fechados enquanto toma banho ou toma banho. Além disso, evite nadar ou banheiras de hidromassagem por pelo menos duas semanas.
Qualquer atividade que exponha seu olho de cura a poeira, sujeira ou outros contaminantes causadores de infecção.
Seu cirurgião de catarata pode lhe dar outras instruções e recomendações para a recuperação da cirurgia de catarata, dependendo das suas necessidades específicas e do resultado do procedimento. Se você tiver alguma dúvida a qualquer momento após a cirurgia de catarata, ligue para seu oftalmologista para aconselhamento.
Se você precisar de cirurgia de catarata em ambos os olhos, seu cirurgião normalmente preferirá que você espere de uma a três semanas entre os procedimentos, para que seu primeiro olho tenha cicatrizado suficientemente e você tenha uma boa visão nesse olho antes da segunda cirurgia ser realizada.
Óculos após cirurgia de catarata


A menos que você escolha LIOs que corrigem a presbiopia, é provável que você precise de óculos de leitura após a cirurgia de catarata para ver claramente os objetos próximos. Até mesmo as pessoas que escolhem essas lentes IOLs costumam achar que os óculos de leitura são úteis para certas tarefas próximas e são muito pequenas.

No caso de você ter alguns erros de refração leves presentes após a cirurgia (isso é comum), você pode usar óculos com lentes progressivas em tempo integral após a cirurgia para obter a melhor visão possível em todas as distâncias.

Mesmo pessoas que têm um excelente resultado visual e podem ver bem sem óculos após a cirurgia de catarata muitas vezes optam por usar óculos em tempo integral após o procedimento para proteger os olhos e porque se sentem mais parecidas com óculos após a cirurgia se usarem óculos a vida deles.

Se você optar por usar óculos após a cirurgia de catarata, lentes com revestimento anti-reflexo e lentes fotocromáticas são altamente recomendadas para a melhor visão, conforto e aparência. Pergunte ao seu oftalmologista para detalhes e para demonstrar essas lentes.
Fonte CDM Medicina Nuclear

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Nino Bellieny

    [email protected]