Brasil é campeão em número de casos de depressão e transtornos
- Atualizado em 03/02/2019 13:42
Fuja do preconceito contra os problemas emocionais
 
Segundo fisioterapeuta com foco em saúde integrativa, cuidar da própria emoção é urgente e deveria ser vista como primeira necessidade. Ao invés disso, por puro preconceito, acabamos deixando nossas emoções de lado, gerando dores e doenças que poderiam ser evitadas.
 
 
Somos um dos campeões em número de casos de depressão e transtornos de ansiedade. Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), o mais alto índice da América Latina. Ainda assim, temos receio de tratamentos que nos ajudem a cuidar das emoções. Qual o motivo? Segundo o fisioterapeuta com foco em saúde integrativa, Sergio Bastos Jr, que atua na Biointegral Saúde, em São Paulo, o medo de “estar doente” faz com que deixemos a saúde emocional de lado, enquanto o melhor seria manter a saúde da mente e das emoções, da mesma forma que a saúde física, em dia.
 
“Quantas vezes você já sentiu dores que surgiram do nada, sem explicação? E se eu disser que elas podem estar diretamente conectadas às suas emoções?”, reflete Sergio, que segue: “e quantas doenças você tratou, de todas as formas, e elas teimaram em permanecer ou retornar, sem que haja um motivo físico para isso?” Segundo ele, de novo, podem ser suas emoções pedindo socorro.
 
Sergio explica que o receio de ser diagnosticado com uma doença emocional é tão grande, que preferimos sentir as dores, trata-las como sintomas apenas, ao invés de ir buscar o que efetivamente está causando aquele desconforto: “puro preconceito! A saúde da emoção, assim como a do corpo, nos faz mais fortes e mais felizes, nos proporciona bem-estar e faz com que a gente se conheça. Há sempre muito mais ganhos do que perdas em buscar a saúde emocional”.
 
A campanha Janeiro Branco
 
Durante o mês de janeiro, pela sexta vez consecutiva, esteve em andamento a campanha Janeiro Branco, que foi criada exatamente para orientar as pessoas sobre a necessidade de olhar para a mente, para as nossas emoções, e não fugir delas. A campanha (veja aqui) é dedicada a mostrar à sociedade que os seres humanos são seres subjetivos e que essa complexidade tenha lugar de mais destaque em nossa cultura.
 
Sérgio lembra: “nós somos mais do que nossas dores e doenças. Somos mais do que as limitações do nosso corpo. E precisamos estar dispostos a investigar os efeitos que os acontecimentos têm em nossas vidas. Por isso é tão importante tratar crenças limitantes, memórias traumáticas e nossas emoções, para ter uma vida mais plena e saudável, sob todos os aspectos”, enfatiza.
 
Fonte: Biointegral Saúde

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Nino Bellieny

    [email protected]