Vitamina D!
- Atualizado em 24/02/2019 07:37
googlesearch
A vitamina D vem recebendo atenção diferenciada da comunidade médica nos últimos 10 anos e isso não é à toa.
Na verdade essa vitamina apresenta tantas funções no nosso organismo, que pode ser classificada como hormônio.
Dentre suas inúmeras funções podemos ressaltar o metabolismo ósseo. A carência dessa vitamina implica em perdas importantes de cálcio ósseo, além de afetar a produção de hormônios como a insulina e esteróides sexuais. 
As quantidades consideradas "normais" ou desejáveis de vitamina D no sangue circulante são de 30 a 60 ng/ml e a ingestão diária em torno de 650 UI (Unidades Internacionais) ou 18 mcg.
As principais formas da vit. D são o ergocalciferol (D2) e o colecalciferol (D3) e em termos alimentares as fontes mais ricas são derivados do leite como queijos amarelos e manteiga, gema de ovos, frutos do mar e, o óleo de fígado de peixes.
Pois é....os mais longevos devem se lembrar do óleo de fígado de bacalhau, que éramos "forçados" a engolir na infância...
Para não haver tanto sofrimento sugerimos o consumo de suplementos de vitamina D ou sardinhas em lata. Detalhe, aquelas que vem em filé não são tão interessantes. Prefira as que vem com a espinha.
E não, a sardinha enlatada não leva conservantes químicos, pois é enlatada a quente e lacrada. Dessa forma a sua conservação ocorre por ausência de ar na lata e envazamento estéril. 
Importante é não se consumir nenhum enlatado amassado ou enferrujado. O esmalte que reveste o interior da lata evita contato do metal com o alimento. Com danos às latas passa a haver esse contato e a formação de substância tóxicas no alimento.
Creio que todos sabem, que nosso organismo pode produzir a vitamina D durante a exposição ao sol. Cerca de 15 minutos para pessoas de pele clara e 50 min. para indivíduos de pele mais escura são suficientes a cada dia, mas isso não elimina a necessidade de que seja ingerida. 
Assim como a carência, o excesso de vitamina D pode ser muito grave, levando até a sérias arritmias cardíacas e cálculos renais. Felizmente com alimentos é muito pouco provável que isso ocorra. Mas o uso abusivo de suplementos de Vitamina D pode acarretar esse quadro.
Existem suplementos no mercado com dosagens de 20 000 UI por cápsula (precisamos de 650-700 UI)...
Uma preocupação é a noção completamente equivocada que algumas pessoas tem de "que se faz bem, quanto mais melhor"...
É fundamental que os rótulos de suplementos sejam lidos atentamente, pois podemos estar ingerindo vitamina D (dentre outras) em vários produtos diferentes sem que percebamos e dessa forma incorrer em superdosagens.
 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Leonardo Gama

    [email protected]