Roupas Brancas ou Escuras Nesse Calorão?
03/02/2019 07:51 - Atualizado em 06/02/2019 08:57
INAM
Creio ser um dogma para a maioria das pessoas, que usar roupas brancas no calor é melhor. Mas não é bem assim...
A cor branca reflete sim os raios solares e a energia térmica. Já as roupas pretas absorvem os raios solares e os transformam em calor. 
Entretanto sobre o corpo a situação merece outra análise...
O corpo dos mamíferos produz calor e o emite. Ao usar roupas brancas o calor gerado pelo corpo é refletido na cor branca e "volta" ou seja, se dissipa menos...de forma que a sensação de calor pode ser maior. 
No caso de roupas pretas, o calor do corpo é absorvido pelo tecido e, se houver vento, esse calor é perdido para o ambiente.
Esse mecanismo é chamado perda de calor por convecção: semelhante a se encostar na parede metálica do elevador em dias quentes srsrsr
Um exemplo fático são os beduínos, que usam roupas pretas nas travessias do deserto. A grande questão é que são roupas folgadas e soltas. Dessa maneira o calor gerado pelo corpo é perdido para o ambiente com eficiência.
Uma roupa preta ou escura mais justa fará o oposto: o calor ficará em contato com pele, gerando maior desconforto térmico. Roupas brancas mais ajustadas ao corpo seriam mais interessantes nesse caso, pois refletiriam o calor do sol. 
Para abonar essas colocações, cito o grande estudo publicado na NATURE na década de 80 onde avaliou-se a temperatura corporal e a sensação térmica de vários indivíduos, em situações diferentes de exposição ao calor, vento, coloração de vestimentas, etc  
Conclusão: roupas escuras e largas, em locais onde há vento, aquecem menos o corpo em médio e longo prazo. Roupas brancas mais justas e em locais de pouco vento são mais indicadas.
_praticamos o descrito acima. Faço pescarias em alto mar, que duram em media 10 horas, sob esse "sol senegalês". Uso calça preta e blusa idem, ambas folgadas e fico muito bem, já que tende a ventar bem.
Uma dica no caso sensação de calor é molhar a roupa, para acelerar a perda de calor, principalmente em esportes ao ar livre.
 
 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Leonardo Gama

    [email protected]