5 passos para morar na Argentina legalizado
- Atualizado em 07/02/2019 23:21
Mudar do Brasil para a Argentina deveria ser fácil já que a lei 26240 estabeleceu em 2007 o Acuerdo entre la República Argentina y la República Federativa del Brasil para la concesión de la residencia permanente, uma das 1001 vantagens do Mercosul para nosotros.
No entanto o que se nota é que muitos estrangeiros levam muito tempo até conseguir seus documentos, pois cometem erros no processo administrativo, que na verdade é bem simples. Vou contar aqui os 5 passos para tirar o documento de residência sem precisar gastar nem um tostão com intermediários.
1)Chegue no pais como turista. Não precisa dizer que quer residir, basta dizer que vai passar férias de 20 dias. Você irá conseguir então um carimbo de 3 meses de visto de turista que é o máximo concedido.
2)Vá o quanto antes numa delegacia de polícia no bairro onde estiver hospedado levando seu passaporte ( ou identidade com o papel carimbado com a data de entrada, já que você pode entrar na Argentina sem passaporte portando apenas seu RG) . Na delegacia peça comprovación de residência para fins migratórios. Eles irão te pedir o endereço e irão a sua residência em 24h. Você precisa esperar até receber a visita e descer com seu documento, assinar o recibo e então terá o papel de comprovação. Esse é o primeiro documento para o processo. Guarde em uma pasta.
3)Entre no site da policia federal do Brasil http://www.pf.gov.br/servicos-pf/antecedentes-criminais , clique no botão emissão e preencha os dados. Pronto vai chegar a certidão no seu email e você precisa imprimir e colocar na sua pastinha também.
4)Leve a certidão no consulado brasileiro em Buenos Aires. Fica na Carlos Pellegrini 1363, quinto andar. Eles só atendem até 13:30h. O serviço é gratuito, você vai pedir o carimbo no seu documento de antecedentes penais. Fica pronto em 2 dias. Agora que o seu doc já tem carimbo, guarde na pastinha.
5)Ente no site http://www.migraciones.gov.ar/accesible/indexd.php e clique no botão Radicación a distancia. Ali preencha seus dados e cadastre seu melhor email. Irá receber no seu email o link além de um usuário e senha para fazer o primeiro passo ( o botão tem exatamente esse nome) . Acesse o link com os dados que recebeu e preencha os dados como solicitante de residência permanente embasado na lei 26240 ( existem outras opções para quem é filho ou casado com argentinos). Em seguida vai receber por email 3 boletas para pagar no banco ( ou no cartão). O segundo passo ( tem um botão escrito segundo passo) é digitalizar os documentos que você guardou na pastinha e tirar uma foto ( vale selfie) , suba com toda documentação. Pronto em 90 dias vc recebe em casa sua documentação. Simples assim.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Gabi Casé

    [email protected]