Ponto Final - Escola militar em Campos entre projetos de Witzel
16/01/2019 10:33 - Atualizado em 04/02/2019 16:10
Militarismo
Em visita a Campos, ontem, o governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel (PSC), disse que já pretende conversar com o prefeito Rafael Diniz (PPS) para buscar meios de implantar a escola militar em Campos. Witzel afirmou que pretende usar recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) para colocar o projeto em prática. Esse é um dos pontos defendidos desde sua campanha. Resta saber se e quando será colocado em prática.
Déficit
Ainda em sua visita a Campos, para inauguração da unidade do Criaad, o governador Wilson Witzel fez declarações sobre a questão orçamentária do Estado do Rio de Janeiro. Segundo ele, é necessária uma reorganização das contas. Witzel mencionou que atualmente existe um déficit de R$ 8 bilhões, e ele espera chegar até o final do ano de 2019 com esse saldo bastante reduzido, talvez até zerado. Vamos aguardar.
O outro lado
Em meio às discussões sobre a flexibilização das regras para a posse de armas de fogo no Brasil, especialistas da área de segurança alertam que o decreto assinado ontem pelo presidente Jair Bolsonaro (PSL) pode representar um fator de risco para as mulheres. Segundo levantamento do Instituto Sou da Paz, baseado em dados do ministério da Saúde, em 2016, 2.339 mulheres foram mortas por arma de fogo no país, o que representa, em média, metade dos homicídios de pessoas do sexo feminino naquele ano. De todas as mulheres mortas por arma de fogo, 560 foram assassinadas dentro da própria residência.
Medo nas ruas
Com as medidas do presidente Jair Bolsonaro (PSL) para a flexibilização da posse de armas no Brasil, já é possível perceber as primeiras movimentações para a instalação de cursos e clubes de tiro em Campos. Amedrontada, boa parte da população que compõe a classe média está interessada em obter o laudo técnico para conseguir uma arma. Resta saber até onde isso vai parar e quais os resultados concretos na redução da violência.
Sem apoio
Nunca, pelo menos em tempos recentes, desde a fusão entre os estados da Guanabara e do Rio de Janeiro, um governador assumiu o Palácio Guanabara com tão pouco apoio na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) quanto Wilson Witsel (PSC), que tem apenas dois deputados em sua base, casos de Márcio Pacheco e Chiquinho da Mangueira, ambos do PSC. Chiquinho, porém, encontra-se preso em função da Operação Furna da Onça.
Ordem na casa
Levando-se em conta a identificação ideológica com o PSL, a base de apoio seria de apenas 13 parlamentares, bem menor do que os 19 deputados eleitos na base de Garotinho, em 1998. Fato é que a eleição de Witzel não é resultado da vitória de forças políticas partidárias, mas veio a reboque de um clima de frustração, o que veio provocar um distanciamento entre o eleitor e a política tradicional. Entre políticos denunciados por corrupção ou a eles alinhados, o eleitor preferiu uma autoridade com um discurso moralizador, como se tivesse o condão para pôr ordem na casa.
Turismo religioso
Pela madrugada de terça-feira, era visível o movimento de fiéis ao longo da rodovia RJ 216, em romaria a caminho de Santo Amaro. Durante o dia de ontem, o percurso até a localidade chegava a quase três horas de duração, tamanha a concentração de pessoas no trajeto, especialmente na sede do distrito onde fica localizada a igreja do padroeiro da Baixada Campista. Uma comprovação de que o turismo religioso é uma realidade naquela região a cada 15 de janeiro. Entretanto, é preciso se investir mais na divulgação do evento.
No vermelho
O Brasil encerrou o ano de 2018 com 62,6 milhões de pessoas com o CPF negativado. O número representa um aumento de 4,41% na comparação com o ano anterior. É o que mostra o Indicador de Inadimplência da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil). Outro dado que chama a atenção é que a taxa de inadimplência apresentou o crescimento mais elevado desde 2012, quando o crescimento observado foi de 6,8%.
José Renato

ÚLTIMAS NOTÍCIAS